MP-AP participa da 139ª Jornada Itinerante Fluvial do TJAP
A solicitação de ações de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes na região do Arquipélago do Bailique foi apresentada ao CAOP-IJ pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Macapá, que recebeu um número significativo de situações de violação de direitos no ano de 2019.

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) participou da 139ª Jornada Itinerante Fluvial do Tribunal de Justiça (TJAP), realizada no período de 1 a 6 de março, no Arquipélago do Bailique. Representaram o MP-AP na ação o promotor de Justiça Saullo Patrício e a assistente social Iolanda Martins, do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOP-IJ). O principal objetivo do CAOP-IJ foi realizar visitas institucionais visando o levantamento de informações e subsídios para elaboração de planejamento de ações de prevenção e combate à violência sexual de crianças e adolescentes no Arquipélago.

No período foram realizadas visitas às escolas e unidades de saúde das localidades de Vila Progresso, Vila Macedônia, Freguesia, Jaburuzinho, Limão do Curuá, Itamatatuba e Ipixuna Miranda. Para a assistente social Iolanda Martins, as visitas foram muito produtivas e ajudaram a entender de perto a realidade dos cidadãos que residem na comunidade.
Segundo o promotor de Justiça, acompanhar a participação efetiva dos agentes institucionais que trabalham na região e vivenciar a realidade das pessoas do Bailique, ajudará no planejamento e execução das ações institucionais, levando em consideração as características singulares do Arquipélago, como as dificuldades de acesso e o condicionamento dos deslocamentos aos horários de marés, exigindo uma logística diferenciada para a mobilização da comunidade.
Deixe seu comentário
Publicidade

