Cidades

MP-AP participa de inauguração de Centro de Especialização no Transtorno do Espectro Autista, em Laranjal do Jari

Promotoria de Justiça de Laranjal do Jari cedeu salas de seu prédio anexo para realização de terapias.


Na manhã desta segunda-feira (5), a Promotoria de Justiça de Laranjal do Jari participou da inauguração do Centro de Especialização no Transtorno do Espectro Austista (CETEA), unidade multidisciplinar que é parte integrante do Hospital Estadual de Laranjal do Jari.

O CETEA contará com as especialidades de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicologia. O Centro é resultado da união entre o Ministério Público do Amapá (MP-AP) e Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que celebraram em maio de 2019, o Termo de Cooperação Técnica, no qual a Promotoria de Justiça de Laranjal do Jari cedeu salas de seu prédio anexo para realização de terapias.

O CETEA recebeu também uma doação no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), realizada pelo Juizado Especial Criminal de Laranjal do Jari, doações particulares de apoiadores da causa, além da força de trabalho dos técnicos na adaptação do espaço.

“Após o 1º Ciclo de palestras sobre autismo, realizado no final do mês de março, surgiu a ideia de ceder o espaço que não estava sendo utilizado na Promotoria de Justiça, melhorando a empatia das crianças, pois elas demonstram repulsa ao ambiente do hospital e às injeções”, pontuou a promotora de Justiça Samile Alcolumbre de Brito

O Autismo

O Transtorno do Espectro Autista envolve diversas patologias que prejudicam o desenvolvimento neurológico e apresenta predominantemente três características: dificuldade de socialização, de comunicação e comportamentos repetitivos.

O espectro autista é representado por uma fita contendo peças de quebra-cabeça (significando a complexidade do autismo) e a predominância da cor azul (indicando maior incidência no sexo masculino).

A Lei n. 12.764/12 que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista traz a obrigatoriedade do fornecimento de atendimento multiprofissional ao paciente diagnosticado com autismo.

Estiveram presentes na solenidade a diretora do Hospital Estadual de Laranjal do Jari, Irlany Queiroga, o juiz de Direito de Laranjal do Jari, Zeeber Ferreira, o prefeito de Vitória do Jari, Raimundo Souza e a diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, Socorro Araújo além de profissionais da saúde, pais de crianças e adolescentes portadores do espectro autista, professores e representantes das escolas públicas e particulares do Vale do Jari.


Deixe seu comentário


Publicidade