Cidades

MP-AP promove capacitação voltada à prevenção do suicídio

O objetivo desta etapa do projeto é contribuir com o aperfeiçoamento do atendimento feito pelos profissionais de saúde que atuam diretamente com vítimas de crises suicidas.


A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, em mais uma etapa do projeto “AtuAção Pela Vida”, promoveu, na última quinta-feira (26), capacitação para profissionais da área de saúde no auditório do Complexo Cidadão da Zona Norte, voltada para profissionais do SAMU, Hospital de Emergência, Corpo de Bombeiros, Juntas Médicas do Estado e Município e funcionários do Ministério Público do Amapá (MP-AP) da área de assistência social e psicologia.

O objetivo desta etapa do projeto é contribuir com o aperfeiçoamento do atendimento feito pelos profissionais de saúde que atuam diretamente com vítimas de crises suicidas.

Na programação, a palestra “Crise Suicida – Caracterização e Aspectos Assistenciais” contou com dinâmicas, apresentação de vídeos, esclarecimentos, relatos e estratégias para repassar conhecimentos e dividir experiências, com o objetivo identificar tragédias, evitar o suicídio, humanizar o atendimento e dar acolhimento para as vítimas e familiares.


A Vigilância Epidemiológica do Estado apresentou dados estatísticos sobre o assunto e ressaltou a importância da notificação pelos órgãos competentes.

O MP- AP promove esta capacitação com o apoio do Ambulatório de Atenção à Crise Suicida, da Unifap (AMBACS), coordenado pelo Professor Doutor em Psicologia, Washington Brandão, psicóloga Luanda Izabel e estagiária de Psicologia, Josicleia Pantoja.

No próximo sábado, 28, em frente à escola Reinaldo Damasceno, no bairro Buritizal, o Projeto AtuAção Pela Vida promoverá, em parceria com o Superfácil, AMBACS e MP Comunitário, mais uma etapa da I Escuta Psicológica Itinerante, com a presença de 20 psicólogos, que farão escuta individualizada de pessoas interessadas. O atendimento ocorrerá entre 8h30 e 12h30 horas, por ordem de chegada.


Deixe seu comentário


Publicidade