Cidades

MP-AP reúne com técnicos e dirigentes da SEED para conhecer o Sistema Integrado de Gestão Escolar

Do Centro de Processamento de Dados do Governo do Amapá – PRODAP saem as conexões para a maior parte das escolas.


A equipe da Promotoria de Defesa da Educação e o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do Ministério Público do Amapá (MP-AP) participaram, nesta sexta-feira (10), na Secretaria de Estado da Educação (SEED), de uma reunião com os técnicos e dirigentes da pasta para conhecer o Siste ma Integrado de Gestão Escolar – SIGEDUC.

Em fase de alimentação dos dados, com prazo de cinco anos para ficar totalmente operacional, o SIGEDUC é uma plataforma digital que permite controlar e compartilhar informações, como a presença e as notas dos alunos, trabalho e frequência dos professores, além de possibilitar o acesso a aplicativos educacionais e material didático.

Do Centro de Processamento de Dados do Governo do Amapá – PRODAP saem as conexões para a maior parte das escolas. Outras são atendidas com provedores de internet da iniciativa privada. Segundo a SEED, ainda há certa resistência nas unidades de ensino, em razão do controle de produtividade que promete ser muito mais efetivo.

A secretária Adjunta de Gestão de Pessoas da SEED, Dina Melo Guedes, disse que pais, alunos e professores são beneficiados e destacou o desejo de ampliar a transparência disponibilizando para o MP-AP todas as senhas de acesso.

Para o titular da Promotoria da Educação, Roberto Alvares, o mais importante é que a comunidade terá em suas mãos um forte instrumento de controle social. “Estamos aqui motivados pelo desejo de lutar por uma educação pública e de qualidade para todos. Se o SIGEDUC revela-se uma ferramenta de moderniza&cced il;ão, com vistas a garantir o pleno funcionamento das nossas escolas, devemos apoiar e incentivar esta iniciativa, bem como, utilizá-la em nosso dever de fiscalização. E, assim o faremos”, pontuou o promotor.

O diretor do DPI do MP-AP, Rodinei Paixão, também elogiou a plataforma. “Tem realmente um alcance fantástico e é algo que até agora vinha sendo utilizado apenas pela rede privada de ensino. É muito bom”, finalizou.

Participaram, ainda, da reunião os servidores da Promotoria da Educação, Zadir de Sena Corrêa, Moreno de Oliveira (assessor jurídico), Alzira Nogueira (assessora técnica do MP), Ayenn Teixeira (estagiária) e Andreia Barbosa, além do professor Expedito Evaldo dos Santos, coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE/SEED, da chefe de gabinete da SEED, Terezinha de Jesus Monteiro Ferreira, e dos servidores Gustavo da Costa Rodrigues, Evaldo dos Santos e Alana Caroline.


Deixe seu comentário


Publicidade