Cidades

MP inspeciona hospital de Laranjal do Jari e cobra celeridade no atendimento

Outras medidas que haviam sido requeridas na estrutura física e escala de serviços foram realizadas


A Promotoria de Justiça de Laranjal do Jari realizou inspeção no Hospital Estadual do município localizado na região Sul do Amapá. O objetivo da vistoria extraordinária foi averiguar denúncia anônima apresentada ao Ministério Público no final do mês de agosto. A reclamação noticiou a ausência de médico plantonista na emergência pediátrica do turno matutino, naquele dia. Estabelecido imediato contato entre Ministério Público e a direção do hospital, a situação foi normalizada ainda na manhã do dia 30 de agosto.

Na última inspeção, a promotora de Justiça substituta Amanda Silveira Uchôa constatou que o setor de emergência pediátrica da unidade de saúde estava funcionando com os médicos constantes na escala, porém, havia registro de atrasos importantes nos atendimentos.

A promotora verificou, ainda, que as instalações físicas do hospital estavam em razoável estado de conservação e que a farmácia, lavanderia e a coleta de lixo hospitalar estão implementados.

Na ocasião, a funcionária integrante da direção do hospital, Arailza Martins Ferreira, elucidou que a assistência na urgência médica é feita mediante prévia triagem procedida por uma enfermeira capacitada. Segundo informações da diretoria do H.E, a escala de especialistas em plantão presencial é disposta em um quadro situado na recepção.

Terminados os trabalhos, a promotora Amanda Silveira ressaltou a importância do atendimento à saúde. “Faz-se imprescindível o acompanhamento diuturno dos serviços de saúde prestados à população, a considerar que se trata de direito fundamental indisponível. Assim, recomendamos maior agilidade no atendimento aos pacientes, principalmente às crianças, de forma que os pequenos sejam atendidos em menos de uma hora, a partir da entrada ao hospital”.


Deixe seu comentário


Publicidade