MP promoverá palestras nas escolas sobre perigo do uso excessivo de telas
Palestrantes são o promotor de justiça da educação, Iaci Pelaes, e as promotoras Samile Alcolumbre e Neuza Barbosa

O promotor de justiça de defesa da educação, Iaci Pelaes, informou na manhã deste sábado, 18, no programa Togas e Becas (Diário FM90,9), que no retorno das aulas percorrerá escolas estaduais e municipais em palestras a respeito do uso de telas, cujo tema foi alvo de lei federal sancionada no meio da semana, mas que depende de regulamentação para entrar em vigor.
Iaci explicou que a incumbência de falar pelo Ministério Público do Amapá sobre o perigo do uso abusivo de celular e outros equipamentos eletrônicos nos ambientes escolares, cabe não só a ele, mas também às promotoras de justiça Samile Alcolumbre e Neuza Barbosa.
A atividade é uma proposta do MP-AP de abordar o tema ‘O perigo do abuso das telas para a aprendizagem infanto-juvenil’, em escolas e instituições, através dos CAOs da Educação e da Infância e Juventude (CAO-IJ), e das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude de Macapá.
O promotor de justiça aproveitou para antecipar que o Ministério Público está programando um modelo de Regimento Interno padrão para as secretarias de educação distribuírem nas escolas, quando a lei federal sobre o uso de telas passar a vigorar. A respeito da lei, Iaci Pelaes lembrou que com o mesmo tema da lei federal há uma estadual, do ano de 2016, mas que não teve aplicação porque talvez antes não foi levada ao debate público.
O palestrante mostrou no programa de rádio que o uso excessivo do telefone e de outros equipamentos impacta negativamente a saúde física e mental, prejudicando, portanto, o aprendizado da criança e do adolescente. Ele defendeu, contudo, o uso de aparelhos estritamente para trabalhos pedagógicos.
Deixe seu comentário
Publicidade


