Mudanças na sinalização darão mais fluidez e segurança ao trânsito de Santana
População deve ficar atenta cem mudanças que estão ocorrendo, com o objetivo de melhorar o fluxo do trânsito no município.

As mudanças na sinalização viária do município de Santana deverão melhorar o fluxo de veículos, que tende a aumentar com a conclusão das obras do Plano de Mobilidade Urbana. Para que as alterações tenham o resultado desejado, é importante que a população esteja atenta sobre as mudanças que estão ocorrendo.
O diretor de transportes da Secretaria de Estado de Transporte (Setrap), Andrey Rêgo, esclarece que o projeto está dentro das novas normativas do código de trânsito, que prevê a implementação de passeio público, ciclofaixas, estacionamento, corredor de ônibus e corredor para veículos de passeio.
“Isso causou uma certa estranheza ao munícipe, que passou a vida inteira naquele sistema antigo, mas essas mudanças são para que o trânsito tenha uma melhor fluidez, pensando no aumento do fluxo de veículos”, ressaltou.
Outra dúvida frequente da população é com relação ao estacionamento no centro da pista, que, segundo o diretor, também está previsto nas normativas do código de trânsito, visando proteger os ciclistas que utilizam as ciclofaixas.
“Existe uma regra que prevê uma distância de um metro e meio entre o ciclista e o veículo automotivo, então, colocando o estacionamento entre a ciclofaixa e a pista, os veículos estacionados darão proteção ao ciclista”, explicou.
Sistema Binário
As mudanças também preveem a implantação do sistema binário em 10 vias do município. O engenheiro de infraestrutura do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP), Carlos Absalão, explicou que o sistema é uma alternativa que virou tendência nas grandes cidades. Para a sua implantação, um estudo foi realizado pelo departamento. “Nesse estudo, a gente observou que Santana tem uma estrutura urbana muito densa, principalmente na região central, daqui há uns dois ou três anos, iriam começar à encher as vias e resultar problemas estruturais que acontecem em toda cidade em grande”, explicou.
O sistema consiste em transformar vias paralelas de mão dupla em ruas com um único sentido, solução para dar mais fluidez ao tráfego de vias rápidas e muito movimentadas. “Só para se ter uma ideia da importância do sistema binário, basta lembrar das confusões causadas por motoristas, em ruas de mão dupla, que querem fazer a conversão à esquerda: os carros que vêm logo atrás precisam esperar até que os da faixa contrária deem passagem ao que está fazendo a conversão. Isso gera estresse e atrapalha todo o trânsito”, exemplificou Absalão.
Com as mudanças, a Avenida Castelo Branco, passa a ser via de mão única, em paralelo com a Avenida 7 de setembro; a Avenida Princesa Izabel, se torna mão única em paralelo com a Avenida das Nações; a Rua Presidente Tancredo Neves e a Rua Presidente Manoel Deodoro da Fonseca formarão outro binário; as ruas Euclides Rodrigues e Adálvaro Cavalcante se tornam de mão única, e a Rua Salvador Diniz vai desafogar o fluxo com a Rua Presidente Costa e Silva.
Sugestões
Após receber algumas sugestões da Superintendência de Transporte e Trânsito e de Santana (Sttrans), o Detran realizou algumas readequações no projeto inicial, visando evitar confusões entre os motoristas do município.
Quem trafega pela Rua Adálvaro Cavalcante poderá convergir à direita na Avenida Stélio de Oliveira, que continuará sendo mão única. Outra mudança ocorre na Avenida Castelo Branco, que terá sentido da Rua Cláudio Lúcio Monteiro, na área Portuária, até a Rua Everaldo Vasconcelos, no bairro Fonte Nova, sendo proibida a conversão à direita.
Além disso, a Avenida Santana passará à ser preferencial no cruzamento com a Rua Euclides Rodrigues, sendo proibida à conversão a direita.
Conscientização
Para que a implantação tenha o resultado desejado, o Detran/AP e a Sttrans estão realizando ações de conscientização e educação no trânsito, com o intuito de evitar infrações e acidentes após as alterações nas vias. “Como são várias ruas e muitos cruzamentos, na próxima semana enviaremos 20 agentes do Detran para dar suporte ao Sttrans nesse trabalho educativo”, frisou Absalão.
Deixe seu comentário
Publicidade
