Cidades

Mulheres são capacitadas na produção de peças artesanais

Mais de 300 pessoas participam de 20 qualificações. Projeto é uma parceria do governo do Estado com a Assembleia Legislativa do Amapá.


Mariane Souza, 27 anos, trabalha com a venda de roupas. Ela é uma das mais de 300 pessoas que participam dos cursos do Projeto “Capacitar para Transformar” e vê a qualificação como uma oportunidade de diversificar seus produtos. “Estou participando do curso de customização de camisas. E a gente aprendeu a customizar a imagens nas camisas. É uma técnica simples, mas que precisa de atenção e dedicação. O que chama a atenção é que o material usado é bem acessível e pode gerar um bom lucro com as vendas”, analisa a autônoma.

O projeto é uma parceria entre o Governo do Estado e a Frente Parlamentar de Incentivo à Capacitação, Primeiro Emprego e Economia Solidária, da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). São 20 oficinas que ensinam as técnicas para produção de peças e objetos artesanais religiosos, bolsas, decopagem em vidro e MDF, biscoito, crochê e outros artigos.

Para a viúva Leurimar de Aguiar Pontes, 61 anos, o curso representa uma terapia e um meio de reforçar o orçamento. “É a primeira vez que participo deste tipo de qualificação. Estou feliz, pois agora uso o meu tempo que tenho para aprender um ofício e, quem sabe, sonhar em ganhar uma renda extra”, avaliou.

Os cursos do Projeto Capacitar para Transformar começaram no dia 9 de setembro e encerram nesta sexta-feira, 20. Eles são aplicados por técnicos da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e ocorrem na Casa do Trabalhador, em Macapá. A Alap, através frente parlamentar, deu o material usado nas capacitações.

As alunas aprendem as técnicas de produção de pote em vidro decorado, pintura em guardanapo, decopagem em vidro, biscoito amanteigado, crochê com fios de malha, artigos PET, decopagem em MDF, bolsas com reaproveitamento de caixas de leite, artigos religiosos, customização de camisas, etc.


Deixe seu comentário


Publicidade