Cidades

Município de Itaubal recebe a caravana da saúde

Cerca de 500 atendimentos foram realizados naquela comunidade


Na última sexta-feira (18), acadêmicos e professores dos cursos de enfermagem, biomedicina e nutrição, realizaram a VI Caravana da Saúde no Município de Itaubal do Piririm. A Caravana da Saúde é um projeto do curso de enfermagem da Faculdade Estácio de Macapá, que leva o acadêmico para as localidades distantes da cidade para desenvolver atividades de saúde e passar um pouco de seus conhecimentos aos moradores, o acadêmico coloca em prática seu aprendizado que aprendeu em sala de aula.

150 alunos participaram da caravana, sendo que foram 200 pessoas envolvidas, entre eles alunos, professores e colaboradores da IES. Segundo a Coordenadora e idealizadora da caravana professora Naacia Carvalho, “a faculdade apoia muito esse projeto, sempre estamos indo para lugares mais distantes, buscamos saber na comunidade o que ela precisa. A caravana acabou sendo algo maior, porque estamos abrangendo outros cursos de acordo com a necessidade daquela comunidade, a faculdade sempre insere os alunos nessas questões de responsabilidade social, todos os cursos trabalham muito bem isso e a enfermagem não é diferente, então a caravana é fortemente a responsabilidade social”, comenta Naacia.

A caravana já foi para Ferreira Gomes e Mazagão, esse ano recebeu três convites, na qual foi feito um estudo em qual comunidade tinha uma maior necessidade e foi visto que Itaubal precisava desses atendimentos, uma equipe foi até o local antes para analisar o que realmente a comunidade precisava e assim trazer os profissionais para realizarem os atendimentos.

Para Marilene dos Santos, moradora da comunidade “É muito importante os serviços que estão oferecendo na ação, principalmente para os jovens, pois o índice de HIV é alto, e as pessoas tem que está buscando orientação, se prevenindo e aproveitando esses atendimentos”.

A Caravana da Saúde levou em parceria com o SAMU Ginecologista, pediatra e clínico geral, além de preventivo, pré-natal, teste de glicemia capilar, vacina, teste rápido e orientação nutricional na qual foi feita avaliação na escola, e também foi deixado para a escola uma horta com plantas medicinais e uma horta de verduras para que sejam aproveitadas durante a merenda escolar.

Alcenir de Jesus é auxiliar de disciplina na escola onde ocorreram os atendimentos e falou do ganho que foi esses atendimentos para a comunidade “Essa ação é de muita valia para a comunidade, pois ela ganha todos esses atendimentos para colocar a saúde em dia, atualizar o cartão de vacina, fazer testes rápidos, a comunidade em geral ganhou muito com essa ação que aconteceu dentro do município de Itaubal”.

Levar educação e saúde para locais de vulnerabilidade social, sempre tem um impacto positivo para a população, além da experiência que os acadêmicos puderam ter, colocando em prática tudo que aprendem dentro de sala de aula.

“A experiência que os acadêmicos vivenciam no processo, vai está fazendo uma construção profissional deles, fazendo com que eles se aproximem mais da prática profissional e tendo esse toque mais humano e solidário que é importante na mente e na prática” comentou a Enfermeira e Professora Ingrid Reis.


Deixe seu comentário


Publicidade