Cidades

Município de Macapá faz monitoramento de rua durante pancadas de chuva e maré alta

A Prefeitura de Macapá instala outros dois novos sistemas de drenagem. Um no bairro Laguinho, que atenderá a demanda da área próxima ao Poço do Mato, e o outro no bairro Araxá, que dará vazão ao acúmulo de água do Beco da CPA e Rua Setentrional.


Os moradores da Avenida Cora de Carvalho observaram que, mesmo com a chuva que caiu na madrugada deste sábado, 28, combinada com o pico da maré alta, a via não teve acúmulo de água, como ocorria há décadas. O motivo é o bom funcionamento do sistema de drenagem de águas pluviais auxiliar, instalado pela Prefeitura de Macapá. Foram instalados cerca de 840 tubos para vazão das águas, formando uma galeria dupla.

Os serviços de instalação da nova galeria iniciaram em outubro de 2019, com a limpeza do canal da Mendonça Júnior e a instalação de tubos de 1000 mm na Av. Odilardo Silva, passando pela Rua Padre Júlio Maria Lombard, para, enfim, chegar até a Av. Cora de Carvalho. A galeria auxiliar também dá vazão a outras galerias que são interligadas a ela, captando águas pluviais da Rua Jovino Dinoá, Av. Mendonça Furtado e adjacentes.

“Assim que indicou chuva, nossa equipe já ficou atenta. Fomos para a rua, monitorando as comportas do canal da Mendonça Júnior e o novo sistema de drenagem. Como tivemos chuva e maré alta, que atingiu 3.2 metros, foi observada apenas uma lâmina d’água, que logo secou com a baixa da maré”, informa o secretário de Obras, David Covre.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana já emitiu a ordem de serviço para que os trabalhos de recuperação da via sejam executados. “Emitimos a ordem para a conclusão da melhoria da Avenida Cora de Carvalho, onde será feito o levantamento do greide, ou seja, da altura da via e, com isso, tirando a mesma do nível do canal e evitando que ocorra lâmina d’água, quando atinge maré alta”, esclarece David.


Deixe seu comentário


Publicidade