Cidades

Município de Macapá recebe 80 testes rápidos para detecção de Covid-19

Esse é um teste qualitativo para triagem e auxílio diagnóstico. Portanto, deve ser usado como uma ferramenta para auxílio no diagnóstico da Covid-19.


A Prefeitura de Macapá recebeu do Governo do Estado 80 unidades de testes rápidos para a detecção de Covid-19, nesta sexta-feira, 3. O Ministério da Saúde fez o envio de 1.854 testes para o estado do Amapá, mas somente uma pequena quantidade foi dada à capital. Esses testes, de acordo com a preconização do ministério, serão voltados aos profissionais na linha de frente dos atendimentos.

Os testes rápidos devem ser feitos somente após o sétimo dia do início dos sintomas e em pessoas com sintomas de síndrome gripal. “Infelizmente, nesse primeiro momento, a capital só recebeu 80 unidades de testes rápidos e todos serão utilizados, exclusivamente, nos servidores da saúde. Inicialmente das UBS’s Lélio Silva e Marcelo Cândia, que são as unidades referência para atendimento de casos suspeitos”, explica o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eldren Lage.

“O teste serve apenas para marcar se a pessoa tem ou não o anticorpo que combate o vírus. Ele também mostra se a pessoa já teve no passado e, neste caso, está imune, ou se tem o vírus no período latente da doença”, esclarece o coordenador de Laboratórios, Felipe Santos. Esse lote, segundo o Ministério da Saúde, é o primeiro de um total de 5 milhões de testes para o país. A expectativa é que, conforme o município receba mais unidades, a testagem também seja estendida para os profissionais de segurança.

Para a testagem da população em geral, a Prefeitura de Macapá mantém a coleta de exame microbiológico 24 horas nas unidades Lélio Silva e Marcelo Candia. Os exames são colhidos nas unidades e enviadas para processamento no Instituto Evandro Chagas e Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen), com resultado médio de sete dias.

Para quem os testes rápidos são indicados

Com resultado em até 20 minutos, os testes rápidos são indicados apenas para os profissionais dos serviços de saúde e da segurança. Eles são feitos apenas após o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta, para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19.


Deixe seu comentário


Publicidade