Cidades

Município de Macapá reduz casos de doenças causadas pelo mosquito Aedes e faz alerta para chegada do período chuvoso

A Secretaria Municipal de Saúde já executa uma estratégia nos bairros apontados como médio e alto risco de infestação de mosquitos


Casos de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti são reduzidos em Macapá. É o que aponta o último relatório de doenças e agravos do Município. Nele, os casos positivos de doenças como a dengue tiveram a diminuição de mais de 60% comparados ao mesmo período de 2018.

Ano passado, foram confirmados 328 casos de dengue. No mesmo período de 2019, somente 122 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Já os casos positivos de febre chikungunya em 2018 foram 82 e neste ano 37. A febre zica vírus passou de 10 no ano passado para 3 em 2019. “As reduções eram esperadas, já que o clima seco favorece a diminuição de criadouros, que, em paralelo ao trabalho diário dos agentes de endemias, que fazem as inspeções domiciliares, dão à nossa capital esses resultados positivos”, comentou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

Mesmo com os números favoráveis, a chegada do período chuvoso faz com que o município fique em alerta e intensifique os serviços de combate ao mosquito. “A chegada das chuvas sempre nos deixa em estado de atenção, pois precisamos garantir o controle da proliferação do mosquito, que, geralmente, costuma aumentar nesse período em detrimento do aumento de depósitos que acumulam água”, explica o diretor da Vigilância Ambiental, Josean Silva.

Para esse período de chuvas, a Secretaria Municipal de Saúde já executa uma estratégia nos bairros apontados como médio e alto risco de infestação de mosquitos, de acordo com o último Levantamento Rápido de Índices de Infestação por Aedes aegypti. Localidades como Vila do Coração, Igarapé da Fortaleza e Jardim Felicidade 1 já recebem o trabalho preventivo dos agentes, que, além de fazer a eliminação de criadouros, também dão orientação aos moradores sobre como evitar a proliferação do mosquito.

“É importante que o morador receba nossas equipes e que acompanhe as vistorias para que aprenda quais pontos deve vistoriar. Dez minutinhos por semana que você dê para a vistoria de sua residência garante a proteção da sua família e vizinhos”, finalizou Josean.

O Aedes aegypti

É o nome científico de um mosquito que transmite a dengue, febre amarela urbana, além da zica e da chikungunya, doenças chamadas de arboviroses. Possui uma característica que o diferencia dos demais mosquitos, que é a presença de listras brancas no tronco, cabeça e pernas, alcança altas infestações em domicílios localizados em regiões com altas temperaturas e umidades, principalmente na época chuvosa e quente (verão), típica de países tropicais como o Brasil. (Fonte: Ministério da Saúde)


Deixe seu comentário


Publicidade