Cidades

Município de Pracuuba se manifesta sobre possíveis fraudes no Bolsa Família

Prefeitura afirma ter conhecimento do caso e diz que desde o início do ano realiza revisão de dados cadastrais dos beneficiários


 

Através de Nota Oficial, a Prefeitura de Pracuuba se manifestou acerca da matéria publicada pelo Diário do Amapá informando que o município pode ter percentualmente o maior número de fraudadores do Bolsa Família, revelação que está em estudo realizado pela empresa DataBrasil a pedido do Poder360, com apoio em cruzamento de dados oficiais do Ministério do Desenvolvimento Social e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicando que ao menos 1,4 milhão de famílias omitem o cônjuge (marido ou mulher) para receber dinheiro do Bolsa Família.

 

 

Ao citar Pracuuba, administrado pelo prefeito Antônio Carlos Leite de Mendonça Júnior (União Brasil), a reportagem diz que, percentualmente, o município de Pracuuba, no Amapá, tem a pior posição no ranking de possíveis fraudadores. Na cidade, de acordo com a publicação, há 157 casas de monoparentais e 840 famílias nessa situação no Bolsa Família . “O fato de existirem mais de 300 trabalhadores com carteira assinada no município, além de 46 aposentados e 15 pensionistas, torna improvável que tantas famílias sejam realmente elegíveis [ao Bolsa Família]. Isso porque se alguém da família tiver uma renda formal de um salário mínimo (R$ 1.518 em março de 2025), a família não será mais elegível”, cita a nota técnica do DataBrasil.

 

Na nota oficial, a prefeitura de Pracuuba reafirma seu incondicional compromisso com a transparência, a integridade e a correta execução dos programas sociais, em especial o Bolsa Família, e esclarece que o cadastro no programa é realizado com base nas informações e documentos fornecidos pelos próprios beneficiários, e as informações e os documentos formam a base do Cadastro Único para programas sociais do governo federal, que é o órgão responsável pelo deferimento dos benefícios.

 

 

A prefeitura informa ter tomado ciência de possíveis inconsistências nos cadastros do programa no município e, desde o início do ano está realizando a revisão dos dados cadastrais, com o objetivo de identificar e corrigir quaisquer inconsistências que possam comprometer a lisura do processo e a chegada dos benefícios a quem de fato necessita.

 

“Seguiremos firmes na missão de assegurar que o programa Bolsa Família em Pracuuúba seja gerido com a máxima responsabilidade e conformidade, garantindo que os benefícios sociais alcancem efetivamente as famílias em situação de vulnerabilidade, conforme os critérios estabelecidos e as diretrizes dos órgãos reguladores”, finaliza a nota.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade