Cidades

Município entrega parquinho feito de material reciclável para alunos da Escola Wilson Malcher

Buscando aliar a criação de um espaço de recreação ao momento atual da economia e baseado na política ambiental, a equipe da Divisão de Educacional Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed) elaborou o projeto Recrear (Re)criando.


O que um parque significa para uma criança? Diversão! Mas também é uma forma de educar, segundo a pedagoga Joseane Salheb, especialista em Educação Especial e Inclusiva, pois proporciona um espaço lúdico pedagógico que favorece o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, ajuda a ampliar o vínculo social, estimula as habilidades motoras, desenvolve a criatividade, além de atender um dos principais direitos da criança, o de brincar.

 


Buscando aliar a criação de um espaço de recreação ao momento atual da economia e baseado na política ambiental, a equipe da Divisão de Educacional Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed) elaborou o projeto Recrear (Re)criando. Que visa a montagem de parques ou brinquedos nas escolas, a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis, ou material de sobra de obras públicas que possibilitem identificar produtos que também podem ser utilizados como recursos pedagógicos dentro das salas de aula.

 

“Encontramos na empresa, a Construtora Jota ELE, uma parceria, que se dispôs a construir dois parques, um na escola de ensino fundamental e outro numa escola de educação infantil. Realizamos o planejamento e sonhamos com outras parcerias, para que no futuro podermos ter mais parques, não só na rede municipal, mas em todas as escolas do Amapá. Tivemos a ajuda do senador Randolfe Rodrigues, que mostrou nosso projeto para a empresa”, destacou Joseane Salheb, que faz parte da equipe de Divisão de Educacional Especial.

 


A entrega do primeiro parque ocorreu nesta terça-feira, 20, feita pela Secretaria Municipal de Educação e pela equipe da empresa Construtora Jota ELE, na Escola Wilson Malcher, no bairro Jardim Equatorial, zona sul da cidade. A secretária municipal de Educação, Sandra Casimiro, conversou com os alunos e equipe da escola, destacando o projeto e apresentando todos os responsáveis pelo parquinho. “Agradecemos a Construtora ELE pela doação do parque, e sabemos que cada uma das crianças cuidará do espaço com muito carinho”.

 

O empresário Ronaldo Aureliano, o coordenador Helden Freitas e o artista plástico Rosinaldo Alves, responsáveis pela obra, estiveram na entrega do parque. “Estamos desde 2016 em Macapá na construção da obra do Hospital Universitário, mas no mercado trabalhamos há vinte anos e já fizemos muitos eventos na área social, mas parquinho como este foi a primeira vez que fizemos”.

 


Para o aluno Angelus Brito, do 3º ano, que é autista, o momento foi de brincar e se divertir no parquinho com outras crianças. Já o estudante Michael Barbosa, 10 anos, também do 3º ano, o recado foi dado sobre a responsabilidade. “Não podemos quebrar, nem arranhar, ele é nosso e temos que cuidar”.

 

O parquinho

A estrutura, feita de material reciclável, com algumas adaptações para atender crianças especiais, tem seis brinquedos fixos: três balanços individuais, dois balanços coletivos em forma de canoa, casinha e escorregador em madeira com escada, gira-gira em madeira e ferro com cadeiras para quatro crianças e três brinquedos móveis: duas Tangrans de madeira e um jogo de encaixe em madeira com pinos e círculos coloridos que farão a diversão dos alunos da Wilson Malcher. Também está em construção um segundo parquinho, na Escola Municipal de Educação Infantil Ana Luiza de Moraes, no bairro Novo Buritizal.


Deixe seu comentário


Publicidade