Cidades

Município fará ciclo de vacinação antirrábica no distrito do Bailique

Funcionários do Departamento de Zoonoses passarão pelas comunidades de Macedônia, Itamatatuba, Vila Progresso, Limão do Curuá e Ipixuna Miranda.


No período de 17 a 21 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fará ciclo de vacinação antirrábica no arquipélago do Bailique. A vacina é específica para cães e gatos a partir de dois meses de idade, a única contraindicação é para animais doentes.

Funcionários do Departamento de Zoonoses passarão pelas comunidades de Macedônia, Itamatatuba, Vila Progresso, Limão do Curuá e Ipixuna Miranda. Para esse ciclo, a meta é vacinar cerca de 500 animais. “Serão duas séries de vacinação. Neste primeiro momento em cinco comunidades, e em abril voltaremos a fazer nas demais”, explica o coordenador de Zoonoses, Fábio Mourão.

Essa modalidade de vacinação, casa a casa, faz parte do cronograma que é desenvolvido durante o ano. Em 2018, os distritos do Maruanum, Ambé, São Joaquim do Pacuí e Ressaca da Pedreira tiveram mais de 2 mil animais vacinados. Para 2019, a prefeitura tem como meta vacinar 47 mil cães e 10 mil gatos, massificando as ações de prevenção do Programa de Controle da Raiva.

A vacina fica disponível durante todo o ano no Canil Municipal, de segunda a sexta-feira, onde os donos podem levar seus cães e gatos para receber a dose ou levá-la para administrar em casa. Para levar a vacina, o dono do animal deve ter um isopor com gelo para o armazenamento.

A vacina antirrábica
É a forma mais eficaz de proteger os animais contra a raiva. Como toda medicação pode apresentar algumas reações, as principais causadas pelas vacinas são febre alta, falta de apetite, o animal fica muito quieto, aparenta tristeza e pode haver também queda de pelos no local onde a substância foi aplicada. O sintoma mais comum é dor no local da aplicação.


Deixe seu comentário


Publicidade