Cidades

Município se ‘arma’ para combater o crack

A Prefeitura de Macapá deu mais um passo em direção ao cumprimento das metas estabelecidas pelo programa



 

A Prefeitura de Macapá deu mais um passo em direção ao cumprimento das metas estabelecidas pelo programa “Crack, é possível vencer”. Foi assinado o Termo de Recebimento das armas não letais repassadas à Guarda Civil Municipal, que serão utilizadas no enfretamento ao uso do crack e outras drogas, de forma a prevenir e melhorar as abordagens nas ruas e acompanhar ações integradas com outros órgãos. Além disso, o Município também está aparelhando a Assistência Social e cumprindo passo a passo as metas pactuadas no Termo de Adesão ao programa.

Foram R$ 217 mil investidos em equipamentos pelo Ministério da Justiça, provenientes de convênio entre prefeitura e Secretaria Nacional de Segurança Pública. O aparelhamento é composto por 50 pistolas de disparos de correntes elétricas e sprays de pimenta. As pistolas carregam três cartuchos recarregáveis. Mais de 150 foram entregues à corporação. Elas são ligadas a um sistema de memória que permite registrar de que forma a arma foi utilizada.

Os equipamentos começam a ser utilizados durante as festas de fim de ano, após os guardas municipais passarem pelo “Curso de Operador de Spark e Agentes Químicos não Letais”, cuja aula inaugural será no dia 11 de dezembro, no auditório da corporação. Será ministrado por profissionais do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) e da Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa).

Para compor ainda o plano de segurança, o município receberá do Governo Federal, até março do próximo ano, uma base móvel, 20 câmeras de videomonitoramento, que serão instaladas do Parque do Forte até o Araxá, Conjunto Macapaba até a Praça Nossa Senhora da Conceição e parte da Rua Feliciano Coelho. “Esses equipamentos irão ajudar a identificarmos onde estão esses usuários, que precisam de ajuda, e ainda, trata-se de uma alternativa para que a abordagem dos guardas seja eficiente, mas ao mesmo tempo preservando vidas”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Eliane Gonçalves.


Deixe seu comentário


Publicidade