Cidades

Mutirão marca início da execução do Programa de Arborização de Macapá

As espécies mais indicadas para a frente de residências são Ipês e Oitis


A Prefeitura de Macapá deu início, no fim de semana, ao mutirão de revitalização do canteiro central da Rodovia Tancredo Neves, trecho que compreende a ponte Sérgio Arruma, bairro São Lázaro ao bairro Brasil Novo. A ação marca o começo do Programa de Arborização Urbana para 2019, que será executado durante todo o período de inverno, com a meta de plantar e doar mais de 5 mil mudas de árvores.

Na ação, os trabalhos foram executados pelas secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam), Manutenção Urbanística (Semur), Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh), Iluminação Pública, Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac) e Subprefeitura da Zona Norte. As equipes iniciaram os serviços de roçagem, capina, poda, limpeza dos bueiros, plantio de árvores, remoção de engenhos publicitários quebrados, retirada de bancos danificados, tapa-buraco, educação ambiental, distribuição de “lixocar” e doação de mudas de árvores.

No local, a Secretaria Especial de Iluminação Pública trocou 211 lâmpadas. Foram plantadas no canteiro cerca de 200 mudas de árvores das espécies Oiti e Ipê roxo e amarelo. “Para este ano, nossa meta é plantar mais de 5 mil mudas de árvores, muitas delas sendo doadas para os munícipes, como, por exemplo, as árvores frutíferas, que tem grande procura no Horto Municipal”, contou o titular da Semam, Márcio Pimentel.

As espécies mais indicadas para a frente de residências são Ipês e Oitis. Segundo Márcio, o principal fator para o plantio dessas árvores próximo a muros e calçadas é o sistema radicular dessas espécies, ou seja, a raiz cresce verticalmente, não causando danos. Além do plantio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente faz a doação de mudas de espécies frutíferas, como Jambeiro, Acerola, Graviola, entre outros. O munícipe que adquire a muda recebe orientação sobre o melhor local para o plantio.

Os interessados em adquirir as mudas devem procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Av. Raimundo Alvarez da Costa, nº 2800, bairro Santa Rita.


Deixe seu comentário


Publicidade