Cidades

Mutirão recolhe 50 toneladas de entulho

Além do mutirão de limpeza, a programação contou com exposição fotográfica dos lixos mais bizarros já recolhidos nas ruas da cidade, doação de mudas, distribuição de kits de plantio, contação de histórias, paródias, apresentações lúdicas para a criançada


O Dia Mundial da Limpeza, comemorado no sábado, 15 de setembro, foi marcado com uma grande ação de limpeza e conscientização na orla do bairro Perpétuo Socorro, em Macapá. A programação, promovida pelo Município, em parceria com o Instituto Limpa Brasil, reuniu centenas de voluntários, entre instituições públicas e privadas, jovens, crianças, praticantes do kitesurf, moradores da comunidade, equipe de limpeza e funcionários da prefeitura, que juntos recolheram lixo por toda a extensão da orla e às margens do rio Amazonas.

Sacolas plásticas, garrafas PET e de vidro, pedaços de madeira, pneus e até carcaça de uma geladeira foram retiradas do rio. A ação contou também com o maquinário da prefeitura, que retirou material mais pesado, como troncos e galhos da vegetação. O prefeito de Macapá, Clécio Luís, embaixador da ação, também colocou a mão na massa. “Pela primeira vez, participamos desse movimento, que é muito mais que uma ação de limpeza. É uma atividade pedagógica, de conscientização, especialmente das nossas crianças”, disse.

A campanha de conscientização mundial contou com a participação de mais de 150 países e cerca de 400 cidades brasileiras. Camila Miranda, representante do Instituto Limpa Brasil, destacou a importância da participação do Município na atividade e lembrou que a meta foi despertar a conscientização ambiental. “É muito importante quando a gente tem a gestão tanto na parte ambiental quanto urbanística apoiando essa ação. Em Macapá, acreditamos que tenha sido uma das maiores ações realizadas, não apenas pela mobilização de pessoas, mas por se tratar da limpeza no rio Amazonas, com a participação da sociedade, interagindo e se envolvendo de verdade neste grande momento”.

Além do mutirão de limpeza, a programação contou com exposição fotográfica dos lixos mais bizarros já recolhidos nas ruas da cidade, doação de mudas, distribuição de kits de plantio, contação de histórias, paródias, apresentações lúdicas para a criançada, apresentação de produtos orgânicos, dentre outras atividades. A pequena Jhene Elle Martins, guardiã ambiental mirim, também participou da ação, com apresentação do coral Meio Ambiente. “Foi muito importante para todos nós, guardiões ambientais, participar dessa ação. Até mesmo para sensibilizar as pessoas e as outras crianças, pois devemos cuidar do nosso meio ambiente, das nossas praças, dos nossos rios, deixando de jogar lixo nesses espaços. Esse problema pode ficar mais grave ainda, trazendo problemas para todos nós”.

Estiveram participando também da programação o Ministério Público do Amapá; Conselho de Arquitetura e Urbanismo; Ordem dos Advogados do Brasil; Grupo Escoteiro do Mar Marcílio Dias; Associação dos Velejadores do Amapá; Centro de Valorização da Educação; Comitê Gestor Ambiental do Conjunto Habitacional São José; Defesa Civil; Corpo de Bombeiros e as secretaria municipais de Manutenção Urbanísticas; Educação; Meio Ambiente e de Saúde; além da Guarda Municipal.


Deixe seu comentário


Publicidade