Cidades

“Não queremos ser vistos como coitadinhos, mas capacitados para relações de negócios”, diz Gutemberg sobre COP30

Coordenador executivo da participação do Amapá no evento internacional em Belém afirma que estado se destacará como protagonista da agenda climática global


 

Douglas Lima
Editor

 

Gutemberg Silva, diretor-presidente da Fapeap (Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá), informou na manhã desta quinta-feira, 6, no ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), que o estado participará da COP30, em Belém, com delegação de quatrocentas pessoas, uma das maiores da Amazônia, com a finalidade se destacar como protagonista da agenda climática global.

 

A 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas, abreviada COP30, acontecerá de 10, a próxima segunda-feira, a 20 do corrente mês. Gutemberg Silva vai a Belém como coordenador executivo da participação do Amapá no evento anual internacional. Segundo ele, a participação abordará ciência, inovação, sociobiodiversidade e justiça climática.

 

O diretor-presidente disse na entrevista que o governo do Amapá se estruturou para na COP30 atuar tanto na Green Zone, espaço destinado à sociedade civil, universidades e inovação, frequentado por todos os segmentos de público, como na Blue Zone, de chefes de nações e principais autoridades dos países participantes. Nessa zona, o governador Clécio Luís terá a oportunidade de se pronunciar.

 

 

Gutemberg Silva antecipou que a participação amapaense na também chamada Conferência do Clima focará três pilares: fortalecimento da imagem do estado como o mais preservado do país; fortalecimento das parcerias já existentes e formalização de outras; e captação de investimentos para a socioeconomia.

 

 

“Não queremos ser vistos como apenas um estado de natureza exuberante preservada, enquanto embaixo das copas das árvores há pessoas que carecem de segurança, educação, saúde e emprego. Não queremos ser vistos como coitadinhos, mas capacitados para relações recíprocas de negócios e investimentos”, esclareceu o coordenador executivo.

 

A delegação amapaense se deslocará a Belém do Pará, de duas maneiras: trezentas pessoas em um ferryboat e outras cem de avião. O diretor-presidente da Fapeap garantiu que delegação representa a diversidade social, cultura e científica do estado.

 


Deixe seu comentário


Publicidade