Cidades

Navio de praticagem Amapá Explorer é batizado em Santana

Veículo aquático atuará no auxílio da navegação em portos e canais, melhorando segurança e agilidade das operações


 

Douglas Lima
Editor

 

Ocorreu nesta terça-feira, 13, no Cais da Capitania dos Portos, em Santanta, o batismo do barco de praticagem Amapá Explorer, adquirido pela praticagem internacional em parceria com a do Brasil. A primeira- dama do estado Priscila Flores, madrinha da embarcação, participou da cerimônia de batismo do navio, “Que Deus abençoe este navio e sua tripulação com bons ventos”, disse, sem velar a emoção.

“É um dia especial para o Amapá, para Amazônia e para a navegação brasileira. A navegação deve ser feita com segurança, e com esse investimento da praticagem que deixou um navio equipado, isso será feito todos os dias, que é elevar esta escala . Isso é mais emprego, mais renda e mais carga transportada. O Porto de Santana é o mais estratégico do Brasil, está perto de todos os locais do mundo. Teremos um outro volume de navegação com este investimento”, celebrou o governador Clécio Luís 

“É uma entrega histórica no momento em que o Amapá todo está mobilizado para garantir sua soberania na Margem Equatorial, e quanto maior for o aprofundamento dos estudos e de todas as nossas riquezas naturais, melhor será a proteção dos nossos rios e águas. A praticagem teve o compromisso de fazer os investimentos desse navio que fará história para o Amapá; o conhecimento gerado por esses profissionais vai ser disponibilizado para otimizar nossas vocações”, destacou o ministro da integração rwgional, Waldez Góes.

Ricardo Falcão, vice-presidente da praticagem internacional, também celebrou a entrega, pontuando a importância econômica do navio. “O projeto começou seis anos atrás, foi muito estudado e pensado. A partir de hoje ele vai começar a dar as respostas que a gente precisa, como mudança de leitos de rio. Cada centímetro de calado é muito importante; os investidores olham para a região com mais interesse. É um ganho geral para todos”, concluiu.

 

 

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade