Cidades

Nível do rio Araguari em Ferreira Gomes cheg a 5,5m

Indicador é 2,3 metros acima do considerado normal para a região



 

A enchente que atingiu 1,4 mil pessoas na quinta-feira, 7, em Ferreira Gomes, município distante 137 quilômetros de Macapá, foi provocada pela elevação em 5,5 m do nível do rio Araguari, segundo informou o capitão Pelsondré Martins, da Defesa Civil Estadual. De acordo com o militar, o índice foi 2,3 metros acima do considerado normal para a região. A cheia aconteceu após a liberação do volume de água represada na Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão, uma das três existentes ao longo do rio Araguari. A cidade está em situação de emergência.

A medição que atestou a alteração do nível do rio foi feita na tarde de quinta-feira, quando a água começou a baixar. Nessa sexta-feira, 8, a Defesa informou que o índice estava em 3,7 m, o que ainda inspira monitoramento. “Esse número de 5,5 m é tão alto que superou a nossa régua instalada lá, que só chega a 4,2 metros. Usamos outra régua para medir. Esse valor máximo é muito acima do normal”, reforçou Martins.

Equipes da Defesa Civil no município ainda acompanham a vazão da água, que continua a atingir cerca de 50 casas. Os militares estão em constante vistoria no local e auxiliando as pessoas que estão alojadas nos três abrigos da cidade. Em números atualizados pela Defesa Civil e pela Prefeitura de Ferreira Gomes, 1,4 mil pessoas foram atingidas.


Deixe seu comentário


Publicidade