Cidades

No Amapá, 30 mil candidatos devem ir ao segundo dia de prova do Enem 2018

Dos 40,6 mil inscritos, 10,6 mil não compareceram no primeiro dia; governo ofertou aulas preparatórias para ajudar os estudantes.


Governo do Amapá cedeu 90 unidades escolares em oito municípios e preparou policiamento para os dias de prova.

Neste domingo, 11, acontecem as provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ­ que traz aos participantes a possibilidade de ingressar no ensino superior público e privado. Desta vez, os candidatos terão cinco horas para responder 90 questões das áreas de Matemática e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza. No Amapá, 40,6 mil pessoas se inscreveram para prestar o Enem, das quais 10,6 mil não compareceram ao primeiro dia de provas.

Para a realização do certame, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) cedeu 90 unidades escolares, distribuídas em oito municípios (Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Porto Grande, Oiapoque, Amapá, Tartarugalzinho e Mazagão). No Amapá, os portões dos estabelecimentos onde o Enem é aplicado fecham às 12h; as provas têm início às 12h30 e o encerramento acontece às 17h30h, horário local.

Este ano, o governo estadual transportou, com recursos próprios, 70 estudantes da rede estadual de ensino do arquipélago do Bailique, distrito de Macapá, para fazerem a prova do Enem 2018. Eles são das escolas estaduais Bosque e Itamatatuba, e pertencem também à Região da Terra Grande e Igarapé Grande.

Para garantir imediato atendimento a qualquer ocorrência em locais de prova, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) atuará em conjunto ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes); além disso, equipes técnicas serão reforçadas e posicionadas em pontos estratégicos. A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) também terá equipes de prontidão em caso de eventualidades.

Aulão do Enem

Estudantes amapaenses de escolas públicas e privadas tiveram a oportunidade de se preparar para o exame através do projeto “Aulão do Enem: as oportunidades só surgem se você as cria”, realizado pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) para ajudar alunos, especialmente da rede estadual, a manter uma boa rotina de estudos e fortalecer conhecimentos para um melhor desempenho no exame. O projeto conta com 20 professores efetivos do Estado.

A última edição do Aulão do Enem aconteceu nos dias 5 e 7 de novembro e foi dedicada a resoluções de questões das áreas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza, que serão cobradas no segundo dia do certame. Para a primeira prova, que ocorreu no domingo, 4, teve revisão nos dias 29 e 31 de outubro dos conteúdos. Todas as revisões lotaram o Teatro das Bacabeiras, em Macapá, atraindo, inclusive, estudantes da rede privada.

Segurança

A Polícia Militar do Amapá (PM/AP) integra parte de um esquema de segurança para os dias de aplicação do Enem. De acordo com a corporação, 700 policiais militares são empregados, sendo 540 diretamente nos centros educacionais onde serão realizadas as provas. Os demais ficarão no serviço ostensivo com rondas próximas às escolas. Os serviços dedicados ao Enem foram iniciados dia 12 de outubro com o transporte dos cadernos das provas. O processo de segurança para a aplicação do exame no Amapá também envolve veículos dos Correios, para o transporte, e a Polícia Federal, que faz o trabalho de investigação para evitar fraudes.

Orientações aos candidatos

É obrigatório que o candidato leve para o local de prova um documento original com foto e caneta preta de tubo transparente e recomendável levar uma versão impressa do Cartão de Confirmação de Inscrição, no qual consta data e local da prova. É proibido levar para o local de prova materiais impressos como livros, revistas e apostilas.

Também é vedado o uso de borracha, caneta de material não transparente, corretivo, dispositivos eletrônicos, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados e imagens, vídeos e mensagens, óculos escuros, relógio, chapéus, gorros e bonés. Por causa de um pen drive, por exemplo, um candidato do município de Santana, foi eliminado na primeira prova no último dia 4.

Antes de entrar na sala, o candidato deve guardar os objetos não permitidos no envelope porta-objetos, fechar o lacre e colocar o envelope debaixo da sua cadeira. É importante conferir os dados no cartão-resposta e certificar de que não está faltando nenhuma pergunta ou página no caderno de questões.

É permitido se alimentar e hidratar durante as provas, mas é importante o candidato saber que os produtos poderão ser verificados a qualquer momento. O Cartão de Confirmação de Inscrição e demais informações podem ser obtidos na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável por realizar o Enem.

Resultado

A divulgação dos gabaritos se dará em 14 de novembro, sendo os resultados publicados em 17 de janeiro de 2019.


Deixe seu comentário


Publicidade