No Dia do Alfaiate, Vadoca, pioneiro da profissão no Amapá só tem a comemorar
Ele iniciou no ofício aos 8 anos de idade. Hoje, no limiar dos 85 anos conserva a velha máquina Singer de quase duas décadas e atende clientela cativa no bairro do Trem

O alfaiate mais antigo de Macapá, Vadoca, no limiar dos 85 anos de idade, continua trabalhando no ofício, que iniciou aos 8 anos de idade. Com sua velha máquina Singer, adquirida em 1996, ele continua atendendo com esmero e dedicação a sua seleta clientela, entre os mais velhos e a geração contemporânea no ateliê construído ao lado de sua residência, na Rua Jovino Dinoá esquina com a Avenida Antônio Coêlho de Carvalho, no bairro do Trem.
Como descreve o historiador Nilson Montoril de Araújo em uma foto antiga afixada no ateliê, o alfaiate faz questão de conservar recordações do seu passado: “Ao fundo o velho espelho que pertenceu à sua genitora e a galeria de fotos com amigos. Duas flâmulas próximas ao braço esquerdo do Vadoca deixam claro que ele é torcedor do Vasco”. Vadoca foi um dos mais talentosos craques dos tempos áureos do futebol amapaense, tendo atuado no Trem Desportivo Clube e no Esporte Clube Macapá.
Homenageado na manhã desta quarta-feira (06) pelo programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9) em alusão ao Dia do Alfaiate, Vadoca se disse surpreso: “Hoje é o Dia do Alfaiate? É mesmo? Eu nem sabia… É verdade, sou o mais antigo mesmo, do meu tempo não tem mais nenhum, foi embora tudinho; por enquanto eu ainda permaneço por aqui. E ainda trabalho com a minha velha máquina Singer de pedal, porque pra minha idade, perto de fazer 85 anos, eu tenho que me exercitar, tenho que pedalar, a gente tem que fazer movimento”.
Perguntado se ainda trabalha com o mesmo vigor da juventude, ele respondeu que sim: “Eu continuo trabalhando normal, bem ao lado de casa, aqui no Trem (bairro), estou com a saúde perfeita, e também continuo bebendo a minha cervejinha. Ainda ontem a noite eu tomei algumas no aniversário do meu filho Valdo, por isso acordei um pouco mais tarde hoje, mas já estou indo para o trabalho, começar o dia”.
Deixe seu comentário
Publicidade
