No dia do urologista, médico Pedro Paulo fala da importância das consultas anuais para prevenir o câncer de próstata
Doença é a segunda maior causa de mortes entre homens.

Railana Pantoja
Da Redação
No dia 12 de setembro é lembrado o dia do médico urologista, profissional responsável por diagnosticar e tratar doenças do sistema urinário de homens e mulheres, e também doenças relacionadas ao sistema genital dos homens.
Uma das doenças mais comuns e que também é a segunda causa de morte entre a população masculina é o câncer de próstata, conforme explica o urologista Pedro Paulo Dias. “Uma das causas é que as pessoas não têm o hábito de frequentar urologistas, a partir dos 45 anos. O câncer de próstata é um tumor que, quando descoberto numa fase inicial, a cura é 100%. Porém, o início da doença não apresenta sintomas e isso é um problema. Quando começa apresentar, a doença já está avançada”, falou.
Como forma de prevenção, o correto é que homens a partir dos 45 anos se tiverem histórico na família, ou 50 anos no geral, procurem anualmente um urologista. Além das consultas, outro fator importante é a qualidade de vida. “Está comprovado que a pessoa que faz atividade física e se alimenta corretamente tem chance reduzida de apresentar alguma doença maligna no corpo”, detalhou.
Um dos motivos que leva homens a não procurarem o urologista é o exame do toque retal. Apesar da rejeição e do tabu que ainda existe sobre esse método, o médico diz ser imprescindível realizá-lo.
“Essa rejeição está diminuindo, a gente percebe nitidamente pessoas que vão fazer o exame mesmo sem histórico familiar. Em alguns casos, é possível que o toque seja feito ano sim e ano não. Sobre o PSA, ele é uma proteína produzida exclusivamente pela próstata, e em geral, o aumento do nível de PSA significa dizer que essa próstata está com tendência para a malignidade. Mas pode acontecer de aumentar por outro motivos, como por exemplo, processos inflamatórios. Por isso o toque retal é fundamental, é com ele que conseguimos descobrir lesões pequenas”, finalizou Pedro Paulo Dias.
Deixe seu comentário
Publicidade
