Cidades

No último dia de Lockdown, prefeito Clécio celebra redução da taxa de infecção em Macapá

O gestor da capital diz acreditar que o distanciamento social rígido tem se mostrado eficaz, mas que a população precisa ajudar ficando em casa


Cleber Barbosa

Da Redação

 

O prefeito de Macapá, Clécio Luís (REDE), foi ao rádio nesta terça-feira (02), último dia de isolamento social rigoroso – o Lockdown – para dizer que a taxa de infecção pelo Covid-19 reduziu no Amapá e que isso pode significar que se caminha para uma possível descendência na curva epidemiológica. O político concedeu entrevista ao programa LuizMeloEntrevista, na Diário FM (90,9).

 

Ele disse que no início da pandemia foram adotadas medidas igualmente importantes, proporcionais ao avanço da doença, impondo o distanciamento social para se manter o máximo de pessoas em casa e diminuir a velocidade da taxa de infecção.

 

“Aí quando entramos no começo do pico da pandemia veio o decreto com as medidas oficiais rígidas, ou seja, o Lockdown, que foi fundamental aí para desacelerar a taxa de crescimento da contaminação que sempre entre as maiores do país”, disse.

 

Clécio também relembrou a trajetória dos últimos dias, 14 para ser mais exato, em que as medidas mais rigorosas foram colocadas à prova, afinal antes dela havia pressão por um relaxamento eventual da estratégia, mas a ameaça de que a rede local de enfrentamento da pandemia pudesse entrar em colapso falou mais alto a resposta do poder público foi aumentar o rigor para tirar mais gente das ruas, conforme orientaram os técnicos do Comitê Científico de Enfrentamento ao Covid.

 

Números

O prefeito lembrou que nesse período Macapá conseguiu estabelecer um recorde de isolamento social de seus moradores. “Nos mantivemos como a cidade com melhor isolamento social do país, no entanto a etapa complementar de cinco dias houve uma significativa redução.

 

“Nossa média foi de 58%, mas em alguns bairros chegamos a mais de 60% e ontem (segunda-feira) conseguimos 49%, portanto de todos os dias foi o único dia que nós fizemos menos que 50% de isolamento, mas o fim de semana foi bom e os outros dias também e em relação ao resto do país todos foram melhores, nem um dia ficamos atrás de qualquer estado ou capital”, comemora.

 

Clécio disse ainda que esses números não são o mais importante, pois é preciso lembrar que o Lockdown só veio porque o combate à pandemia foi perdendo a adesão de algumas pessoas, então mais pessoas nas ruas, menos pessoas em casa, maior índice de contaminação.

 

“Nós sentimos os resultados, seja nas ruas, seja nas UBS’s e principalmente na desaceleração ainda não sustentada, ou seja, não podemos descuidar, não podemos abrir a guarda, mas tivemos uma desaceleração na taxa de contaminação, isso foi visto inclusive na movimentação das nossas unidades de saúde, mas ainda vai depender muito do comportamento da população”, completou.


Deixe seu comentário


Publicidade