Cidades

Nova Iluminação da Fortaleza de São José entra na fase final; ativação ocorre no dia 12 com projeção 3D

Projeto é resultado da parceria entre Governo do Amapá, CEA Equatorial e Iphan para revitalizar o patrimônio, com equipamentos de alta tecnologia.


O novo sistema de iluminação da Fortaleza de São José de Macapá, candidata ao título de Patrimônio da Humanidade, está em fase de conclusão da instalação. Com economia prevista de 348,21 megawatts por ano, a partir da substituição das lâmpadas de vapor metálico por refletores de LED, a ativação do aparato luminotécnico ocorrerá na terça-feira, 12.

Resultado da parceria entre Governo do Amapá, CEA Equatorial e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o lançamento da nova tecnologia contará com programação artística e cultura, além de show de luzes com projeção mapeada – técnica de mídia que permite a grandes estruturas, como edifícios e praças, receberem filmagens, luzes, cores e texturas – a projeção 3D, que será uma atração à parte.

Na programação cultural, estão confirmadas como atrações artísticas Alan Gomes (música instrumental) e Grupo AfroBrasil.

 

Valorização Histórica

O secretário do Gabinete do Governador, Carlos Marques, detalha que o aprimoramento luminotécnico da Fortaleza de São José faz parte da revitalização e requalificação do monumento.

Reconhecida como Patrimônio Material Nacional, a Fortaleza foi indicada pelo Iphan para receber a outorga do título de Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“Este é um trabalho iniciado há mais de 4 anos, de valorização e qualificação de toda a poligonal histórica de Macapá. Além de todo o plano de revitalização e promoção de negócios na Fortaleza, também já integramos equipamentos como a Praça Sabores do Amapá e a nova Casa do Artesão, que integram e engrandecem esse circuito”, esclareceu Marques.

 

O trabalho conjunto, segundo Marques, também inclui intervenções das secretarias de Infraestrutura (Seinf) e Cultura (Secult), agregará público e fortalecerá o turismo histórico, gastronômico e cultural naquela região.

 

Eficiência e Economia

De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente da CEA Equatorial, João Ricardo Medeiros, a estrutura que está sendo instalada será o primeiro local no Amapá a receber o programa “E+ Luzes na Cidade”, para eficientização da iluminação pública.

“É uma iniciativa que certamente irá valorizar esse belíssimo monumento e melhorar todas as atividades econômicas, sociais, de turismo e lazer no entorno da Fortaleza”, finalizou Medeiros.


Deixe seu comentário


Publicidade