Cidades

Novas espécies de plantas são utilizadas em jardins construídos pela Prefeitura Macapá

Projetos renovam aspecto visual com itens mais duradouros e resistentes aos espaços.


 

Aos poucos, um novo conceito de paisagismo está ganhando os espaços públicos da capital amapaense, por meio dos serviços da Prefeitura de Macapá. A ideia tem sido combinar plantas já conhecidas com outras espécies não tão comuns na região, todas preparadas para o clima local. O resultado tem sido uma cidade cada vez mais bonita.

 

Atualmente, 36 pontos da cidade contam com esses jardins, sendo seis rotatórias, nove canteiros, seis triângulos e oito jardins, além de outros seis projetos implantados em espaços públicos. Todos esses pontos recebem, de forma regular, serviços como capina, poda, limpeza, rega e reposição de vasos e de itens de decoração.

 

 

Segundo a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Ordenamento Urbano (Semam), que é responsável pela execução dos projetos na cidade, a escolha das plantas se dá não só pela durabilidade, mas também pela estética mais harmônica.

 

Além disso, com a chegada do verão em Macapá, o cronograma de regas foi intensificado para que não haja prejuízo às espécies, que mesmo adaptadas ao sol pleno, podem sofrer com a intensidade dos raios solares e altas temperaturas.

 

“Essa ideia de que Macapá não pode ter alguns tipos de planta é errada. A diferença vai ser sempre o tipo de cuidado e é por isso que temos equipes especializada nesse trabalho de paisagismo e manutenção. Continuaremos com nossos projetos de criação de arborização e construção de novas áreas verdes”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira.

 

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade