Cidades

‘Novembro Azul’ encerra chamando homens para cuidar da saúde ao longo do ano

Durante o mês de novembro, diversas campanhas de incentivo aos cuidados com da saúde masculina são desenvolvidas.


Railana Pantoja
Da Redação

 

A Campanha Novembro Azul encerra nesta terça-feira (30) fazendo um chamado especial aos homens, para que cuidem da saúde não somente durante a campanha, mas ao longo do ano também.

O médico urologista Alberto Paes ressalta que a prevenção é o melhor caminho e que o câncer de próstata pode ser identificado ainda na fase inicial quando se tem o hábito de ir ao médico regularmente.

 

“O PSA é fundamental, é o indicador de alguma alteração. O toque retal, por si só, não tem tanta sensibilidade para detectar o câncer de próstata, mas, quando é aliado ao PSA, passa a ter alta sensibilidade no diagnóstico”, falou o médico Alberto Paes.

Segundo o especialista, existem alguns fatores de risco que podem elevar a chance do paciente desenvolver o câncer de forma grave. “Paciente que já tem caso de câncer de próstata na família tem a probabilidade maior de desenvolver a doença, obviamente. Além disso, homens negros apresentam as formas mais agressivas do câncer, estudos apontam”, complementou.

 

O exame
Quando não existe histórico familiar de câncer de próstata ou mama, o recomendado é fazer os exames a partir dos 45 anos. Mas, se houver histórico familiar, é recomendado iniciar o rastreio aos 40 anos.

 

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade