Novos profissionais na área de energias renováveis são certificados
São 49 bolsistas do Programa Amapá Jovem que estão qualificados para atuação profissional como instaladores de sistemas fotovoltaicos

O Amapá, agora, conta com 49 novos profissionais prontos para atuar no mercado de energias renováveis. O Governo do Estado e o Senai certificaram, na segunda-feira (05), os bolsistas do Programa Amapá Jovem que participaram do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos – tecnologia utilizada para gerar energia elétrica através dos raios solares.
A ação faz parte do Plano da Nova Economia do Amapá e acontece no momento em que o estado é primeiro lugar na geração de empregos em todo o país, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
A estratégia é mais uma etapa do Programa Amapá Solar, que é uma política pública para incentivar a ampliação de energia renovável no estado, com foco na qualificação profissional para o desenvolvimento do mercado.
O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Joselito Abrantes, detalhou que o estado possui grande potencial para a energia alternativa, por isso, o Governo aposta no setor.
“Elaboramos o Programa Amapá Solar que contempla, dentre outras ações, a qualificação de mão de obra, por isso buscamos essa importante parceria com o Senai, que vai elevar o potencial do Amapá e, principalmente, oportunizar os jovens, seja para garantir vaga no mercado de trabalho, seja para que eles se tornem donos do próprio negócio”, enfatizou Abrantes.
O gerente executivo de operações do Sesi/Senai Amapá, Julio Augusto Sorzal, reforça que o incentivo acontece em um momento de crescimento do estado. “Recentemente, foi divulgado que o Amapá foi o estado que mais se destacou na recuperação de empregos e ter uma formação como essa, é sinal de empregabilidade pela frente, não só no Amapá, mas também em todo o país. Nos orgulhamos de fazer desse momento!”, declarou.
Parceria
A parceria que viabilizou o curso de instalador de sistemas fotovoltaicos foi celebrada em junho de 2022, com investimentos de R$120 mil. São 220 vagas, sendo que as primeiras turmas contemplaram bolsistas do Amapá Jovem e as próximas contemplarão estudantes da rede estadual e pessoas cadastradas no Sine/Amapá, coordenado pela Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).
Deixe seu comentário
Publicidade

