Núcleo de Produção Equinócio inaugura nova era do audiovisual no Amapá
Lançamento acontece nesta segunda-feira, na sede do Sebrae. O NPD Equinócio possui três ilhas de edição e equipamentos modernos, como câmeras 4k, lentes, equipamentos de iluminação e áudio, além de computadores e softwares de edição.

O governador Waldez Góes faz o lançamento nesta segunda-feira (23), na sede do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae), do Núcleo de Produção Digital (NPD) Equinócio, inaugurando uma nova era do audiovisual no Amapá. Antes da solenidade de lançamento, o diretor e produtor cultural Thomé Azevedo explicou no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) que o NPD possui três ilhas de edição e equipamentos modernos, como câmeras 4k, lentes, equipamentos de iluminação e áudio, além de computadores e softwares de edição.
“A gente está muito feliz com essa conquista, porque garantir acesso aos estudantes, professores e à cadeia produtiva de áudio visual. É um momento de comemoração, porque agora graças ao empenho da Ana Vidigal, que começou esse processo, e à articulação política do deputado federal Cabuçú Borges (MDB), o audiovisual será fortalecido e ampliado no estado, com a disponibilização de três ilhas de edição e equipamentos modernos, como câmeras 4k, lentes, equipamentos de iluminação”, ressaltou.
Núcleo Digital
O NPD foi viabilizado por meio de tratativas do governo do estado junto à Secretaria do Audiovisual (SAV), do Ministério da Cultura (MinC), com foco na formação, produção e difusão. A inauguração ocorre durante a realização do seminário “As Políticas da SAV/CTAV e Ancine para o desenvolvimento do audiovisual”, que acontece de 23 a 25 de abril no auditório do Sebrae.
A articulação para a aquisição do espaço foi feita com parceria entre os governos estadual e federal, Agência Nacional de Cinema (Ancine), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Social do Comércio (Sesc), com o apoio do deputado federal Cabuçú Borges.
O núcleo digital possui três ilhas de edição, equipamentos modernos, como câmeras 4k, lentes, equipamentos de iluminação e áudio, além de computadores e softwares de edição, que, a princípio, foram fornecidos de forma provisória e, somente após dois anos de atividade, poderão ser doados em definitivo ao Estado, mediante avaliação da SAV quanto ao desempenho das produções.
A estrutura será oferecida gratuitamente para o aperfeiçoamento do segmento de audiovisual, formando profissionais de produção, roteiristas, diretores e editores de áudio e vídeo. Cursos do MedioTec voltados para o audiovisual também serão implementados no NPD, ampliando as oportunidades para os jovens que se identificam na área.
Seminário
O seminário de lançamento do NPD Equinócio – “As Políticas da SAV/CTAV e Ancine para o desenvolvimento do audiovisual” começou nesta segunda-feira (23) e prossegue até o dia 25 de abril. Uma programação que conta com uma palestra da diretora do CTAV e também com rodadas de reuniões para assertivas entre os parceiros, com o intuito de debater o desenvolvimento de políticas públicas para o audiovisual amapaense.
Deixe seu comentário
Publicidade
