Cidades

Número de famílias desabrigadas cai para 31 em Ferreira Gomes

Um dos três abrigos foi desativado no último domingo



 

De acordo com a Defesa Civil Estadual, o número de famílias desabrigadas desceu de 44 para 31 em Ferreira Gomes, a 137 quilômetros de Macapá. O município foi atingido por uma cheia provocada pela vazão da hidrelétrica Cachoeira Caldeirão, na quinta-feira, 7. Dos três abrigos montados desde o registro do desastre, dois permanecem ativos. Apenas a escola Jaci Torquato não tem mais nenhuma família abrigada. Os outros dois espaços montados para as vítimas estão com 121 pessoas, sendo 85 na creche Maria José Tavares e 36 na escola João Cordeiro.

Segundo o major da Defesa Civil, Sandro Olímpio, os atingidos pela enchente estão voltando para as casas, com a baixa do nível do rio Araguari, que banha a cidade de Ferreira Gomes. Os retornos são orientados por militares.

“As pessoas estão voltando porque elas entendem que o desastre ocorrido teve efeito passageiro e que o nível atual do rio é considerado normal para o inverno, algo com que estão acostumados. A Defesa Civil faz a avaliação das residências e orientamos sobre a possibilidade de retorno”, disse o major Sandro Olimpio.

As famílias desabrigadas são atendidas com serviços sociais do Corpo de Bombeiros, governo do Amapá e prefeitura de Ferreira Gomes. Três abrigos foram montados em duas escolas e numa creche no município. No sábado (9), houve distribuição de cestas básicas para os atingidos. Por causa da cheia, houve interrupção no fornecimento de energia elétrica na cidade, as aulas nas escolas públicas foram paralisadas e o fornecimento de água potável foi cortado. Apenas as aulas não foram retomadas por causa da ocupação dos colégios.


Deixe seu comentário


Publicidade