Cidades

Número de suspeitas descartadas aponta que Amapá está no caminho certo, diz chefe da Vigilância em Saúde

Mas Dorinaldo Malafaia reforça a necessidade de as medidas de contenção continuarem com ainda mais rigor para conter a epidemia no estado.


Cleber Barbosa
Da Redação

O superintendente da Vigilância em Saúde (CVS), Dorinaldo Malafaia, disse nesta segunda-feira (23) no rádio que o teste negativo nos novos exames de pacientes suspeitos aponta que o Amapá está no caminho correto de enfrentamento à pandemia mundial do novo Coronavírus, o Covid-19. Falando ao programa Café com Notícia, na rádio Diário FM (90,9), ele reforçou, entretanto, a necessidade de se usar de mais rigor ainda nas medidas de contenção à proliferação da doença.

Testar a capacidade e o tempo para responder a entrada do vírus no estado. Ele diz que existe um epicentro no Sudeste, no Rio de Janeiro e São Paulo, mas que vem se expandindo de forma acelerada por todo o país. “Daí o nosso esforço em achatar a curva epidemiológica do Amapá, caso contrário teremos problemas graves como o descontrole da epidemia estrangulando a rede de atendimento, que sabidamente não tem condição de absorver um eventual choque, aliás nenhum sistema de saúde no mundo apresentou tal capacidade, ou seja, não tem leito para todo mundo”, disse ele.

Dorinaldo disse que enquanto o estado se prepara para enfrentar o pico da crise epidemiológica, há também uma preocupação sobre os impactos de tudo isso na economia local, nacional e mundial. “Nós podemos sair na crise sanitária, mas podemos entrar numa crise de estagnação econômica muito maior do que já estamos, então são duas vertentes que nos preocupam e por isso a importância das medidas que o Amapá está tomando com mais energia para aumentar a pressão para a necessidade de se ficar em casa e não se ter aglomeração de pessoas nas ruas”, reforça.

Números

O representante da saúde estadual disse ter sido importante que dos 21 exames novos feitos pelo Instituto Evandro Chagas terem dado negativo, conforme laudos divulgados hoje. O Amapá tem apenas um caso confirmado, de um total de 70 descartados, sendo 01 em Santana e 69 em Macapá. O total de casos suspeitos são 82 em todo o estado, sendo 47 em Macapá, 20 casos em Santana, 05 em Laranjal do Jari, 03 em Pedra Branca do Amapari, 02 em Mazagão, 03 em Porto Grande, 01 em Serra do Navio e 01 em Tartarugalzinho.

Mas diz que isso não será motivo para se baixar a guarda, ao contrário, aponta para um movimento importante de que o Amapá vem conseguindo conter a situação, mas que as medidas de contenção como a fiscalização de portos e aeroportos precisa continuar

Ele falou também sobre o reforço no trabalho de conscientização da população com o uso de carros de som percorrendo ruas e avenidas da cidade, uma iniciativa que foi reforçada também nesta segunda-feira, com 10 novos veículos que se juntam aos 15 primeiros que atuaram no fim de semana.


Deixe seu comentário


Publicidade