Cidades

“O Aulão do Enem me preparou para enfrentar este desafio”, diz candidato

Sávio Silva, 17 anos, disse que as revisões do Aulão do Enem, o ajudaram muito em disciplinas como matemática e redação.


Sávio disse que o Aulão do Enem possui uma metodologia diferenciada, complementando os conteúdos que são vistos na sala de aula

No Amapá, aproximadamente 30 mil pessoas participaram neste domingo, 11, do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – principal porta de entrada para o ensino superior público e privado no Brasil. Desta vez, os candidatos responderam 90 questões de Matemática e suas Tecnologias e, de Ciências da Natureza.

 

Entre os participantes, está o estudante Sávio Silva, 17 anos, que cursa o 3° ano do ensino médio na Escola Estadual Azevedo Costa e vê, no exame, a possibilidade de estudar educação física. Para ele, o último dia de provas foi menos cansativo que o primeiro. “Hoje eu achei as questões de matemática um pouco mais complexas; as de química e física eu tive mais facilidade pra fazer. Agora é esperar. No geral, eu estou confiante e acho que vou conseguir bons resultados”, avaliou.

 

Sávio acredita que o bom desempenho no exame se deve, também, à sua participação no projeto “Aulão do Enem: as oportunidades só surgem se você as cria”, realizado pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) para ajudar alunos, especialmente, da rede estadual, a manter uma boa rotina de estudos e fortalecer conhecimentos para um melhor desempenho no exame. O projeto conta com 20 professores efetivos do Estado e consiste em revisões dos conteúdos que vão cair na prova.

 

“O Aulão do Enem me deixou muito mais preparado para enfrentar o desafio, porque possui uma metodologia diferenciada e complementava os conteúdos que já víamos na escola, diariamente. Me ajudou muito, por exemplo, nas disciplinas de matemática e redação”, contou o jovem.

 

Enquanto Sávio participou pela primeira vez do Enem, a estudante Hiully Silva, 18 anos, já está em sua segunda edição do exame. Ela também está otimista com os resultados, mas considerou a prova exaustiva. “As questões em si não estavam difíceis, mas alguns enunciados eram longos o que deixou a prova um pouco cansativa”, frisou a candidata que pretende utilizar as notas do Enem para pleitear uma vaga no curso de psicologia ou pedagogia.

 

Para a realização do certame, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) cedeu 90 unidades escolares, distribuídas em oito municípios (Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Porto Grande, Oiapoque, Amapá, Tartarugalzinho e Mazagão).

 

Para garantir imediato atendimento a qualquer ocorrência em locais de prova, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) ficou de prontidão para atuar em conjunto com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes); além disso, equipes técnicas foram reforçadas e posicionadas em pontos estratégicos. A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) também manteve equipes de plantão, em caso de eventualidades.

 

Oportunidades
Este ano, o governo estadual transportou, com recursos próprios, 70 estudantes da rede estadual de ensino do arquipélago do Bailique, distrito de Macapá, para fazerem a prova do Enem 2018. Eles são das escolas estaduais Bosque e Itamatatuba e, pertencem também à Região da Terra Grande e Igarapé Grande.

 

Segurança
A Polícia Militar do Amapá (PM/AP) integrou parte de um esquema de segurança para os dias de aplicação do Enem. De acordo com a corporação, 700 policiais militares foram disponibilizados, sendo 540, diretamente nos centros educacionais onde ocorreram as provas. Os demais ficam no serviço ostensivo com rondas próximas às escolas.

Os serviços dedicados ao Enem foram iniciados dia 12 de outubro com o transporte dos cadernos das provas. A segurança para a aplicação do Enem, no Amapá, também envolveu veículos dos Correios, para o transporte, e a Polícia Federal, para o trabalho de investigação para evitar fraudes.

 

Resultado
A divulgação dos gabaritos se dará em 14 de novembro, sendo os resultados publicados em 17 de janeiro de 2019.


Deixe seu comentário


Publicidade