Cidades

OAB-AP busca gravação de sigilo de processos para enfrentamento do golpe do falso advogado

Ordem do Advogados do Amapá protocolizou pedido ao Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) para que haja confidência em casos específicos, como quando há valores de precatórios envolvidos


 

Douglas Lima
Editor

 

O golpe do falso advogado é uma prática criminosa em alta em todo o país. O crime ocorre quando o golpista se passa pelo patrono do cliente em casos que envolvem, principalmente, valores de precatórios a serem resgatados, e cobram taxas para liberação do pagamento. A informação foi passada pelos doutores Gabriel Oliveira e Sandy Araújo, em entrevista ao programa ‘Togas e Becas’ (Diário FM 90,9), na manhã deste sábado, 30.

 

No enfrentamento da prática criminosa, Gabriel disse que na última sexta-feira, 29, uma equipe especializada da OAB-AP protocolizou um ofício ao Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), para que haja a gravação de sigilos dos dados sensíveis de processos que costumam ser alvos dos criminosos.

 

 

“Estivemos no Tribunal de Justiça e protocolizamos um ofício pedindo, entre outras medidas, a gravação de sigilo dos processos judiciais. A nossa proposta inicial é que a gravação fique a pedido do advogado. Posteriormente cogitamos viabilizar uma resolução ao Tjap, em casos específicos”, registrou Gabriel Oliveira.

 

O causídico ainda reforçou que a OAB-AP tem acompanhando minuciosamente as denúncias contra o golpe do falso advogado, e que a Ordem, através do próprio presidente Israel da Graça, tem tomado várias medidas de enfrentamento. Gabriel ainda disse que além da sociedade civil os próprios advogados têm sofrido com a prática, uma vez que o crime ainda fere a imagem da advocacia.

 

“Os criminosos mandam para as vítimas boletos que se assemelham muito com os documentos oficiais, mas quando são pagos os valores vão para a conta do criminoso”, alertou Gabriel.

 

 

“Estamos trabalhando para juntos criar uma força tarefa nacional nesse enfrentamento; queremos ajudar a conscientizar a sociedade sobre o golpe do falso advogado; reforçamos que nenhum advogado entra em contato pedindo pix e pagamentos de boletos”, concluiu Sandy Araújo, complementando a fala de Gabriel.

 


Deixe seu comentário


Publicidade