Cidades

Obras de ampliação do sistema de abastecimento de água em Macapá estão 95% concluídas

Trata-se da construção de um módulo de tratamento e de um reservatório na zona sul e conclusão das obras do Centro de Reservação Felicidade na zona norte.


Nesta quarta-feira, 23, a comitiva do Governo do Estado do Amapá visitou as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Macapá. A primeira etapa desse empreendimento permitirá um aumento da capacidade de tratamento de água em 35% e melhoria na qualidade do produto que chega às torneiras do cidadão. Essa etapa se concentra na Estação de Tratamento de Água Metropolitana (Etam), localizada na zona de sul da capital. Ela consiste na construção de um novo módulo de tratamento, com a estrutura de decantação, floculação e filtragem. A entrega oficial está programada para o fim do mês de junho.

 

Além da construção do módulo de tratamento e de um reservatório semi-enterrado de 10 mil metros cúbicos na área da Etam, na zona sul, está sendo concluída a construção do Centro de Reservação Felicidade, localizado na zona norte. Junto com outros dois módulos, a capacidade de tratamento será de 1.650 litros de água por segundo.

 

De acordo com o diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Valdinei Amanajás, esse investimento vai amenizar dificuldades encontradas na prestação do serviço em diversos bairros. “Com o funcionamento deste módulo, que é uma nova estação de tratamento, teremos uma água mais bem tratada e isso vai se refletir no processo de distribuição”, explicou.

 

O gestor informou, ainda, que a partir do funcionamento do novo módulo de tratamento, a Caesa poderá investir na reforma dos outros dois módulos existentes. A companhia atuará no processo de captação de recursos para esse trabalho.

 

A segunda etapa da obra também está em fase de finalização. Ela consiste na conclusão da construção de um reservatório na zona sul de Macapá, que aumentará sua capacidade de armazenamento de 5 milhões para 10 milhões de litros de água. E de outro na zona norte que aumentará de 500 mil para 10 milhões de litros. A entrega destes empreendimentos deve ocorrer em 120 dias.

 

“Estamos com 95% das obras efetivamente concluídas. Primeiro, vamos entregar o novo módulo e trabalhar nos reservatórios, pois demandam um maior esforço em relação à infraestrutura”, adiantou o diretor-técnico da Caesa, João Paulo Monteiro.

 

O governador do Amapá, Waldez Góes, destacou o esforço do estado com o governo federal para garantir o recurso para a construção destas obras. “Tivemos o risco de perder esse recurso e isso se refletiu na nossa contrapartida. Mas, ainda assim, conseguimos cumprir o nosso papel e estamos próximo de entregar uma obra importante, pois estaremos promovendo a melhoria do saneamento básico e, também, da saúde da população”, reforçou.

 

O juiz federal João Bosco, que participou das tratativas com o governo do Estado para a execução da obra, testemunhou o trabalho da atual gestão, destacando outros projetos em andamento que visam universalizar o fornecimento de água na capital.

 

“A Justiça tem dado o apoio necessário para que estes projetos saiam do papel para melhorar, cada vez mais, a cobertura de água, em Macapá. Além desta obra, também estamos acompanhando a universalização da rede de distribuição que atenderá a zona oeste que, hoje, não recebe o serviço”, falou o magistrado.

 


Com a conclusão da ampliação da Etam da zona sul e no reservatório da zona norte, a capacidade de armazenamento de líquido tratado será quatro vezes maior, passando de 6 milhões de litros para 26 milhões de litros de água potável (sendo 16 milhões de litros na zona sul e outros 10 milhões na zona zorte). As obras permitirão melhorias na vazão da água para 26 bairros das zonas sul, central e norte de Macapá.

 

Os recursos do empreendimento foram captados através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), por meio da Caixa Econômica Federal (CEF). Eles totalizam R$ 19,153 milhões, sendo que R$ 6 milhões são de contrapartida do Governo do Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade