Cidades

Ocupantes irregulares têm cinco dias para saírem do Macapaba II

Caso não deixem os imóveis, serão retirados pela polícia, conforme ordem judicial federal.


Uma equipe técnica da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims) começou a entregar notificações em 276 imóveis ocupados irregularmente no Conjunto Macapaba II, na Zona Norte de Macapá.

 

Os ocupantes têm agora cinco dias para deixar as casas e apartamentos antes que Justiça Federal inicie uma ação de desocupação imediata e com força policial. As notificações começaram a ser feitas nesta terça-feira, 20. Policiais militares acompanharam os técnicos da Sims.

 

As 276 ocupações irregulares foram mapeadas a partir de denúncias. Segundo o levantamento da secretaria, as invasões surgiram a partir de situações diversas, como abandono, locação ou venda por parte de beneficiados. “Todas essas situações são proibidas e estão expostas no contrato que os beneficiários assinam com a Caixa, antes de receberem os apartamentos”, explicou a chefe de gabinete da Sims, Gleeydi Machado.

 


Durante os trabalhos, a equipe da SIMS ouviu as mais diferentes histórias de invasores. Ao ser notificada, a dona de casa Elizabeth Farias acabou confessando que havia pago R$ 3 mil pelo imóvel a uma pessoa que ela afirma não ter certeza que era o verdadeiro proprietário.

 

Em outros casos, os invasores simplesmente arrombavam e tomavam conta de imóveis que ainda não foram entregues por estarem reservados às demandas estabelecidas pela Justiça Federal (JF) no Amapá. Foi o caso de quatro apartamentos e cinco casas onde nenhum ocupante foi encontrado, mas que estavam com fechaduras e portas arrebentadas. No interior, sinais de ocupação, com móveis e restos de alimentos. Notificações de despejo foram afixadas na entrada das moradias nestas situações.

 

Gleeydi Machado reiterou que os imóveis desocupados estão destinados a beneficiários já selecionados pela Caixa Econômica Federal (CEF), agente credor do Programa Minha Casa, Minha Vida, a partir de uma determinação da JF. A previsão é que eles deverão receber as chaves no mês de março.

 

Caso não seja concluído nesta terça-feira, o trabalho de notificação deverá ser retomado e finalizado na quarta-feira, 21.


Deixe seu comentário


Publicidade