Cidades

Oito mil alunos de escolas públicas serão atendidos por campanha de educação sexual

Ação é uma iniciativa da Sejuv e vai ocorrer em 16 escolas dos municípios de Macapá e Santana.


A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para a Juventude (Sejuv) lança na próxima segunda-feira, 7, a campanha “Educação Sexual para Juventude”. O objetivo é conscientizar jovens e adolescentes da rede pública de ensino sobre riscos e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Serão abordados temas como gravidez na adolescência e aborto, além de palestras sobre urologia destinada aos homens. A campanha atingirá alunos do ensino médio, bolsistas do Programa Amapá Jovem e acadêmicos em geral.

A ação vai ocorrer em 16 escolas (sendo 13 em Macapá e 3 em Santana). Inicialmente atenderá cerca de 8 mil alunos de escolas públicas, com média de 500 estudantes por escola. Posteriormente será estendida aos demais municípios do Estado. A programação conta com parcerias da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e acadêmicos do curso de Enfermagem da Faculdade de Macapá (Fama).

De acordo com o secretário de Estado da Juventude, Pedro Filé, a ideia é mostrar aos jovens a importância da prevenção dessas doenças.

“Enquanto poder público temos o compromisso de levar esse trabalho de prevenção aos adolescentes. Há situações em que, às vezes, falta informação para esse público e isso pode acarretar problemas seríssimos para toda a vida da pessoa”, destacou.

O trabalho pretende abordar formas de vivenciar a sexualidade com uma nova realidade que afeta à saúde de forma direta.  Os organizadores da campanha ensinam que a educação sexual e o acesso ao planejamento reprodutivo na adolescência e juventude são fundamentais para lidar com a sexualidade de forma positiva e responsável, adotando comportamentos de prevenção e cuidado pessoal, promovendo saúde.

A programação seguirá um cronograma de visitas pré-agendadas e ocorrerá nos turnos da manhã e tarde. Cada dia duas escolas serão contempladas com distribuição de panfletos educativos, preservativos e palestras com profissionais de saúde.

Programação

7/10

9h – Escola Estadual Deusolina Salles Farias

15h – Escola Estadual Esther da Silva Virgolino

08/10 

9h – Escola Estadual Maria Carmelita do Carmo

15h – Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares

09/10

9h – Escola Estadual Benigna Moreira de Souza

15h – Escola Estadual Sebastiana Lenir de Almeida

10/10 

9h – Escola Estadual Lucimar Amoras Del Castillo

15h – Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes

11/10

9h – Escola Estadual Augusto dos Anjos

15h – Escola Estadual Antônio Ferreira Lima Neto

16/10

9h – Escola Estadual José Ribamar Pestana (Santana)

15h  – Escola Estadual Gabriel de Almeida Café

17/10

9h – Escola Estadual Augusto Antunes (Santana)

15h – Escola Estadual Francisco Walcy Lobato Lima (Santana)

18/10

9h – Escola Estadual Gonçalves Dias

15h – Escola Estadual José do Patrocínio (Fazendinha)


Deixe seu comentário


Publicidade