Cidades

Operação Covid fiscaliza 123 estabelecimentos e fecha 28 que descumpriam medidas sanitárias

68 servidores da Segurança Pública e da SVS fiscalizaram 123 estabelecimentos, sendo que 26 foram notificados e outros 28 fechados por não estarem de acordo com as medidas de enfrentamento à pandemia.


Um balanço apresentado nesta segunda-feira, 24, aponta que, nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, a Operação Covid fiscalizou mais de 120 estabelecimentos na capital, em Santana e em Mazagão, cidades que compõem a Região Metropolitana de Macapá.

A estratégia foi estabelecida pelas forças de segurança e pelos órgãos de fiscalização para intensificar as inspeções em estabelecimentos comerciais e o cumprimento das medidas de proteção à vida. O objetivo é conter o aumento de casos de covid-19 e de síndromes gripais no estado.

Desde a noite de sexta-feira, cerca de 68 servidores da Segurança Pública e da Vigilância em Saúde fiscalizaram 123 estabelecimentos; 26 deles foram notificados e outros 28 fechados por não estarem de acordo com as medidas de enfrentamento à pandemia dispostas no novo decreto.

Ainda na sexta-feira, 21, uma festa clandestina foi encerrada pelas forças de Segurança. Ao todo, 268 pessoas foram abordadas na ação.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Dorinaldo Malafaia, além da ampla adesão à vacinação, as medidas já conhecidas como uso de máscara e distanciamento social são essenciais para o controle eficaz da pandemia.

“São medidas não-farmacológicas que desde o início da pandemia, há quase dois anos, comprovam a sua eficácia no controle da disseminação do vírus, e que ajudaram a manter o Amapá com a menor taxa de letalidade do país […] Diante do crescimento de casos de Covid, medidas já tão conhecidas precisam ser reforçadas”, frisou Malafaia.

A Operação Covid é coordenada pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) e a população pode contribuir com este trabalho por meio do disque 190. Além dos registros relacionados ao cumprimento de medidas sanitárias, os agentes da Segurança registraram, ainda, dois boletins de ocorrência; por descumprimento de medida judicial e por veículo com identificação adulterada, durante a operação.


Deixe seu comentário


Publicidade