Cidades

Operação do Exército detona túneis de extração ilegal de ouro em Oiapoque

Durante uma operação que atua nas áreas de fronteira do Brasil, o Exército identificou um garimpo ilegal no município de Oiapoque.


Fotos: Exército Brasileiro

 

O Comando Militar do Norte, por meio da 22ª Brigada de Infantaria de Selva e suas Organizações Militares Subordinadas, realizou a Operação Grão Pará entre os dias 14 e 25 de novembro, na região de fronteira entre Brasil e Guiana Francesa, área sensível de exploração de garimpo ilegal e contrabando.

 

.

Um dos principais objetivos da Operação Grão Pará foi interromper o fluxo de atividades ilegais. Para isso, foram mobilizados mais de 750 militares, 59 viaturas, 13 embarcações e 02 aeronaves. Além disso, algumas atividades foram realizadas em parceria com as Forças Armadas da Guiana Francesa, que também possui interesses comuns no combate aos ilícitos transfronteiriços nesta região.

 

.

Em uma das incursões, a tropa do Exército encontrou um garimpo ilegal na região de Oiapoque. Ninguém foi encontrado trabalhando, porém o local apresentava características de estar ativo pela aparência das escavações e equipamentos apreendidos, entre eles motosserras, baterias, rádio, armamento e munições.

 

.

Os militares utilizaram explosivos para detonar túneis de extração ilegal de ouro.

 

.

O Comando Militar do Norte também contou com cooperação do IBAMA e ICMBio no combate a exploração do meio ambiente; do Ministério Público do Trabalho para combater o trabalho escravo; e ainda das Polícias Federal, Rodoviária e Militar para a fiscalização e monitoramento via terrestre, principalmente, pela BR 156, Rodovia que liga as cidades de Oiapoque (AP) até Laranjal do Jari (AP).

 

.


Deixe seu comentário


Publicidade