Operação integrada visa segurança no trânsito e em áreas de risco em Macapá e Santana
Em meio à Campanha Maio Amarelo, as operações Lei Seca e Saturação vão atuar em conjunto, na zona sul de Macapá, durante este fim de semana.

Na tarde desta sexta-feira, 10, início do fim de semana do Dia das Mães e dia de pagamento da folha estadual, as forças de segurança pública do Estado se reuniram no Comando-Geral da Polícia Militar (PM/AP) para a primeira Operação Lei Seca da campanha Maio Amarelo e o lançamento da Operação Saturação, que vão atuar de forma integrada na zona sul de Macapá durante este fim de semana. O objetivo é garantir a segurança dos cidadãos nas áreas de risco e também no trânsito.

Na Operação Saturação, são 120 policiais militares envolvidos diretamente no combate à criminalidade dentro das áreas de risco de Macapá e Santana. De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Matias, a operação vai ser constante, pois a intenção é prevenir que as ocorrências aconteçam. “Esse tipo de atuação vai acontecer todos os fins de semana, a partir de hoje. O município de Santana, que tem se destacado na criminalidade, também vai ser alvo da Operação Saturação e vamos atuar diretamente nas principais áreas de risco do município”, ressaltou Matias.

Já na realização da primeira Operação Lei Seca do Maio Amarelo – campanha mundial pela prevenção de acidentes no trânsito –, serão 35 policiais militares e cinco viaturas. Como parte da campanha, este momento marca o início do estágio operacional do Curso de Agente de Trânsito voltado para a formação de 33 servidores que atuam na Operação Lei Seca, Guarda Municipal e batalhões da Polícia Militar. Esse é o primeiro curso dessa natureza ofertado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP) e os agentes estão sendo orientados sobre as legislações de trânsito, técnicas de abordagem, entre outras informações para aperfeiçoar o trabalho realizado por eles.
Para troca de experiências e debates sobre a legislação do combate à alcoolemia no trânsito, foram convidados para o curso dois agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre – RS (EPTC).
Os agentes Castro e Cunha atuam há 20 anos no trânsito e 10 na Operação Balada Segura do EPTC. Para Castro, a ideia de trocar conhecimento é importante para desenvolver um trabalho com excelência. “Estamos trabalhando principalmente a questão da abordagem e da utilização do etilômetro. Viemos para aprender mais e também repassar nosso conhecimento. Conseguimos perceber que em vários estados do Brasil já estamos alcançando a conscientização, por isso, precisamos continuar treinando os agentes por todo o país, trocando experiências sobre como trabalhar o trânsito de forma humana e segura”, reforçou o agente sulista.
Deixe seu comentário
Publicidade
