Cidades

Operadora ativa 5G Standalone em Macapá 

Nova tecnologia cobrirá 21 bairros na capital, beneficiando cerca de 47,3% da população com a cobertura de quinta geração


 

A operadora TIM anuncia a ativação da primeira rede 5G Standalone (SA), nesta sexta-feira (7), Macapá, a partir da liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O início da operação na capital já conta com a ativação do sinal com duas vezes mais antenas que o mínimo regulatório exigido pelas normas do Leilão 5G. A infraestrutura da TIM está pronta para disponibilizar a tecnologia em 21 bairros, o que corresponde a cobertura de 47,3% da população da capital, dentre eles: Marco Zero, Laguinho, Jesus de Nazaré, Central, Santa Rita e Pedrinhas (lista completa abaixo). Em breve, a nova rede será expandida para outras áreas da cidade, conforme evolução da demanda do mercado e cronograma da Anatel. Além da chegada do 5G em Macapá, a operadora também está à frente na cobertura 4G e o objetivo é cobrir 100% dos municípios até 2023. As demais cidades do Amapá terão o 5G ativado de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel.

 

Desde o início de julho, a TIM vem ativando comercialmente o 5G em capitais brasileiras, de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel. Ao todo, já são 22 capitais com a nova tecnologia.

 

Pioneirismo no 5G  

A TIM é única operadora que promoveu e impulsionou a definição do padrão Standalone no Brasil, permitindo que o país se beneficiasse da tecnologia 5G de excelência mundial. O lançamento histórico da nova rede reforça a missão institucional da companhia de incluir digitalmente os brasileiros e seu propósito de se tornar a operadora mais querida do país. A TIM vem trabalhando para o 5G desde 2019, com a criação dos primeiros laboratórios do país e com a realização de pilotos em todo o Brasil.

 

A operadora realizou diversos projetos piloto pelo país, com dezenas parceiros e em diversos segmentos, atendendo aos mais distintos desafios. São exemplos as primeiras aplicações em Brasília, durante o Digital Day; o projeto piloto para o Agronegócio, em Rondonópolis (MT); a rede de testes 5G na linha da montagem da Stellantis, em Goiana (PE); e o case na Fazenda Ipê, em Baixa Grande do Ribeiro (PI), que foi a primeira propriedade rural a contar com demonstração 5G com drones, colheitadeiras e outras máquinas agrícolas.

 

Bairros onde a TIM terá o 5G em Macapá:

 

Jesus De Nazaré 

Central 

Santa Rita 

Pedrinhas 

Congos 

Infraero 

Nova Esperança 

Trem 

Alvorada 

Zerão 

Beirol 

Novo Horizonte 

Araxá 

São Lázaro 

Novo Buritizal 

Jardim Felicidade 

Santa Inês 

Jardim Equatorial 

Buritizal 

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade