Cidades

Orla e centro comercial terão videomonitoramento eletrônico

Dois ônibus que servirão como centrais de monitoramento e 20 supercâmeras



O comandante da Guarda Municipal de Macapá, coronel PM Ubiranildo Macedo, confirmou na manhã dessa terça-feira, 28, no programa LuizMelo Entrevista (Diário 90,9FM), que em até 45 dias a corporação estará operando com um sistema moderno de videomonitoramento na orla e região comercial/financeira da capital.

“Estamos recebendo um ônibus equipado com uma central de monitoramento que será responsável pela vigilância do perímetro entre o Parque do Forte até ao Araxá. O sistema é igual ao já testado pela Polícia Militar (PM). Os dois ônibus passam por correções de erros na fábrica para garantir que o trabalho seja realizado com 100% de capacidade”, disse o comandante da Guarda.

No total serão instaladas 20 câmeras de alta precisão. Cada uma delas é capaz de captar com alta resolução um suspeito a dois quilômetros de distância. “A PM atuará com esse mesmo monitoramento a partir do Parque do Forte até à ponte Sérgio Arruda. Dessa maneira, teremos completo controle dessa região que historicamente sofre com os maiores índices de furtos e assaltos”, explicou.

As câmeras irão permitir que os operadores visualizem situações suspeitas e acionem rapidamente o Centro Integrado em Operações de Defesa Social (Ciodes). “A partir desses dados o Ciodes desloca uma viatura de área para averiguar aquela situação suspeita, se antecipando a um possível crime”, declarou.

Além do ônibus, a Guarda Civil Municipal também recebeu dois carros e duas motos, além de armas de choque (pistolas taser) que também serão aplicadas na vigilância. Os guardas passam por um minucioso treinamento para operar o sistema. O videomonitoramento deve entrar em funcionamento até o final do mês de junho.


Deixe seu comentário


Publicidade