Cidades

Ossada de baleia jubarte encontrada no Bailique é transportada para Macapá

Força-tarefa foi criada para transportar a ossada – de balsa – do Arquipélago do Bailique até a capital, Macapá. A ossada, futuramente, será montada no Museu Sacaca.


Chegou à Macapá nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (21) a ossada da baleia jubarte encontrada morta na localidade de Ilha Vitória, região do Bailique. Os restos do animal foram transportados de balsa do arquipélago até o porto do Matapi e, posteriormente, serão conduzidos de caminhão até o campus Fazendinha do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa).

A pesquisadora do Iepa, Cláudia Funi, disse em entrevista ao programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM), que na sede do instituto, a ossada, que pesa cerca de uma tonelada, será submetida a registro fotográfico.

Alguns ossos serão enterrados e outros serão armazenados em caixa, para conclusão do processo de limpeza. Após limpos, os ossos serão montados para que, futuramente, o esqueleto seja exposto no Museu Sacaca. No país, existem somente quatro esqueletos de jubarte montados que são nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro.

Uma força-tarefa foi executada entre pesquisadores e técnicos do Iepa e do Instituto Mamirauá (AM), moradores do Bailique e policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), que prepararam o esqueleto do animal no Arquipélago, para o transporte. Em Macapá, uma equipe multidisciplinar também executou o deslocamento até o instituto.

O animal adulto, foi estimado em 12 metros de comprimento e com um peso entre 25 e 30 toneladas. Na costa norte do Brasil, só existe o registro de encalhe de baleias jubarte nos Estados do Maranhão e Pará e, agora no Amapá.

Imagens: Cláudio Rogério

 


Deixe seu comentário


Publicidade