Cidades

Outubro Rosa: Jovens participam de caminhada de conscientização sobre câncer de mama

Caminhada que reuniu mais de mil jovens iniciou na praça da Bandeira e seguiu até o Parque do Forte, em Macapá.


 

A juventude vestiu-se de rosa e foi para as ruas alertar a população sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer de mama. A caminhada, que ocorreu nesta sexta-feira (28), foi organizada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) e faz parte da programação do Outubro Rosa, promovida pelo Governo do Amapá.

 

Mais de mil jovens, entre monitores e bolsistas do programa Amapá Jovem, participaram da ação. Entre eles, a jovem Amanda Ferreira, de 22 anos, que vê na ação uma oportunidade de aprender mais sobre o assunto e de conscientizar as mulheres.

 

“A Juventude veste rosa e apoia essa luta, para conscientizar que nós mulheres precisamos nos cuidar e ficar atentas para os sinais do câncer”, disse.

 

 

Com cartazes e frases de incentivo, os jovens manifestaram o apoio à luta, desde a praça da Bandeira, até o Parque do Forte, em Macapá. De acordo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as chances de cura na fase inicial chegam a 95%. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais chances de cura, por isso o diagnóstico precoce é tão importante.

 

“Mesmo sendo jovem, posso alertar outras mulheres sobre a doença e começar a me cuidar desde cedo”, afirmou a bolsista Maria Vitória, 16 anos.

 

Além das mulheres, homens também participaram da programação e se engajaram na luta. “Essa luta também é nossa, todos podemos e devemos apoiar essa causa”, ressaltou o monitor José Railson.

 

Os cartazes foram confeccionados pelos bolsistas do programa, durante atividades nos polos. “Foram várias etapas, finalizando com essa caminhada, sendo essa uma forma de contribuirmos com a campanha Outubro Rosa, alertando nossas bolsistas para que se cuidem e sejam multiplicadoras dessa luta”, disse o secretário de Juventude, Pedro Filé.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade