Cidades

Outubro Rosa: Roda de conversa online conscientiza sobre adoção de hábitos saudáveis para prevenir doenças

O encontro online faz parte da campanha do Governo do Estado referente ao Outubro Rosa, cujo tema é “prevenção, atitude de quem se ama”.


Para conscientizar e incentivar a adoção de hábitos saudáveis para a prevenção do câncer, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou na tarde desta terça-feira, 20, uma roda de conversa online como parte da campanha do Governo do Estado referente ao Outubro Rosa, cujo tema é “Prevenção, atitude de quem se ama”.

A live, que contou com apoio da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), foi transmitida no canal da pasta pelo YouTube e teve a participação de técnicos da Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde (CPAS/SESA) e convidados.

No decorrer da roda de conversa online foram tratados temas que envolvem a promoção da saúde e a redução de danos, tendo como estratégia a adoção de estilos de vida saudável para o enfrentamento aos fatores de risco do câncer.

A prática de atividade física, o consumo de alimentos saudáveis e regionalizados e a procura por ajuda em rodas de conversa, atendimento de grupos para minimizar a ansiedade e a questão do estresse, foram dados como dicas para evitar o adoecimento.

Maria Raimunda Nunes da Costa, chefe do Núcleo de Ações Programáticas e Estratégicas da CPAS, explicou que a proposta do evento foi falar de saúde, ao invés de focar na doença.

“Este é o nosso papel enquanto coordenadoria: Trabalhar a promoção da saúde para motivar a população a reconstruir uma nova forma de viver. Sabemos que as filas só crescem com relação ao diagnóstico de câncer e os fatores de risco são determinantes. Então precisamos incentivar e conscientizar a população”, declarou Maria Raimunda.

Atividade Física

Segundo a profissional de Educação Física Michele Paolla, que participou da roda de conversa, bastam 15 minutos de exercícios físicos para se prevenir, da preferência de cada um: corrida, caminhada, pedalada.

“Qualquer atividade física. Mas é preciso iniciar e manter a prática. Tornar um habito é praticar todos os dias”, explicou Michele sobre ações que geram resultados benéfico e positivo para saúde.

Alimentação Saudável

A alimentação pode atuar positiva ou negativamente na prevenção ao câncer. Uma alimentação saudável é aquela baseada em produtos in natura, com mais frutas, vegetais, leguminosas, com uma boa fonte de proteína, disse a nutricionista, Marcela Brito.

“É importante consumir diariamente legumes, saladas, incluir castanhas, como a do Brasil e limitar alimentos processados e o consumo de gordura, principalmente animal”, reforçou a nutricionista.


Deixe seu comentário


Publicidade