Cidades

Pacientes com alta fazem festa em dobro

Além da cura do Covid-19 pacientes festejam volta ao convívio da família e até aniversários no dia da saída de unidades. Centros de Atenção do Estado comemoram aumento substancial no número de curas


Valdeci da Silva Pereira

Por Hélmiton Prateado

 

Os Centros de Atenção ao Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde do Ampapá, estão constantemente em festa com as altas de pacientes curados da infecção em suas unidades. O Centro Covid-3, em Santana e as unidades Covid-1 e Covid-2 em Macapá se tornaram palco de festas quando os pacientes recebem alta.

“Nossos pacientes vão para casa com a sensação de uma vida nova após vencerem a batalha contra o Covid-19, uma doença que amedronta a humanidade desde dezembro do ano passado e que estamos conseguindo superar com sucesso aqui”, comenta a enfermeira Lorena Mota, diretora multiprofissional dos Centros Covid.

A cada alta as equipes de profissionais fazem festa com balões, cantoria, dancinhas que não foram ensaiadas e servem para alegrar pacientes e familiares que vão buscar seus parentes. Wando Guedes de Araújo, 31 anos, tatuador e morador do Bairro Nova Brasília, em Santana, ficou 10 dias internado no Centro Covid-3. Ele fez questão de tirar foto em pé com enfermeiros, fisioterapeutas e médicos que foram se despedir dele quando recebeu alta.

“Essa é uma demonstração de que com força e perseverança a gente consegue vencer. Com a ajuda desses profissionais que estão todos os dias batalhando para nos ajudar a enfrentar essa doença. Fiquem firmes e levem a sério o combate ao coronavírus. Muito obrigado aos profissionais e toda a equipe que nos ajudam”, comentou.

A moradora de Mazagão, Maria José Pinheiro Castro, 64 anos, se emocionou quando saiu curada do Covid-2 e foi recebida por parentes. Ela foi encaminhada pela UBS Lélio Silva dia 21 e saiu nessa terça-feira, 30 após ser vitoriosa no tratamento.

“Eu amo vocês como se fossem minha família e meus filhos e nunca vou esquecer o que vocês fizeram por mim e quando tiver oportunidade vou ligar pra desejar um bom dia pra vocês. Eu nunca tive um tratamento em um hospital como recebi esse cuidado aqui de vocês”.

A festa maior foi de Valdeci da Silva Pereira, morador de Afuá e que ficou do dia 21 até essa terça-feira, 30. Aos 74 anos ele comemorou duplamente com profissionais que fizeram seu “bota-fora” e com familiares que foram lhe esperar na saída. Foi justamente no dia de seu anivesário que ele recebeu alta por ter sido durado da Covid-19. Não faltaram óculos estilosos para a comemoração, balões coloridos e muita festa, até com música da Xuxa e o tradicional “parabéns pra você”.

Para o diretor-técnico do Covid-3 a empolgação das equipes junto com os pacientes cria um ambiente de felicidade, empatia e incentivo para que outros lutem e acreditem que vão vencer o vírus. “Sabemos que a força de vontade é primordial e todos querem também ser motivo de festa e celebração, por isso as equipes celebram tanto com os vitoriosos. O sentido é realmente de vencer e ficar curado, nossa maior meta”, finaliza.

 

https://www.youtube.com/watch?v=8z_DRfh4jnw&feature=youtu.be


Deixe seu comentário


Publicidade