Cidades

Pacientes do TFD estão sem receber ajuda de custo

Até agora, em 2019, amapaense com problema de rim em Porto Alegre recebeu ajuda de custo de apenas dois meses.


Douglas Lima

Da Redação

 

Aumentam reclamações sobre a ajuda de custo que não vem sendo dada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aos pacientes que se deslocam para outros estados do país à procura de saúde pelo sistema Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

O programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9), na edição de terça-feira, 8, recebeu a visita de um deficiente visual, que fez a reclamação, dizendo que estava de viagem, paga pelo TFD, mas temeroso de que não venha a receber a ajuda de custo denominada por ele “pouca, mas muito importante para quem não tem condições de pagar diárias fora do domicílio, e ainda mais num lugar distante”.

O deficiente, de prenome Olivaldo, esclareceu que fazia a reclamação antecipada porque antes, quando estivera fora, ficou sem receber ajuda de custo, tendo passado sérios transtornos, junto com o acompanhante, deixando seus familiares muito preocupados em Macapá.

Na edição desta quarta-feira, 9, o programa LuizMeloEntrevista recebeu telefonema de ‘seu ‘ João, amapaense que se encontra na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS), fazendo exames para entrar na lista de transparente de rim.

O paciente reclamou que durante este ano de 2019 recebeu ajuda de custo de apenas dois meses, e que por isso passa dificuldades na capital gaúcha. Ele ressaltou que entrava no ar na esperança de que a sua voz no programa radiofônico ecoasse até à Sesa para tomada de providências.

O LuizMeloEntrevista tentou comunicação com a Secretaria da Saúde, mas não conseguiu. Depois, a Redação do Diário do Amapá fez a mesma coisa, também sem conseguir contato.


Deixe seu comentário


Publicidade