Cidades

Pacientes tratados não precisam repetir testagem durante três meses, diz Vedovelli

Recomendação foi dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na última sexta-feira (07), e está sendo seguida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de Macapá.


Railana Pantoja
Da Redação

 

A coordenadora de combate à Covid-19, em Macapá, Silvana Vedovelli, explicou na manhã desta quinta-feira (13) uma nova recomendação dada em nota técnica pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a ‘retestagem’ de pacientes que já foram confirmados com o novo coronavírus.

“A nota técnica que a Anvisa lançou [na sexta-feira] informa que não existe a necessidade dos pacientes que tiveram a Covid, com sinais e sintomas, que foram tratados e estão assintomáticos agora, de fazer uma nova testagem durante três meses. Então, durante 90 dias não há necessidade de se fazer a ‘retestagem’ nesses casos. São pacientes que podem apresentar só o IGG, que seria uma doença antiga e não está transmitindo mais, e em alguns casos os pacientes podem apresentar IGM, mas aí já passaram dos 14 dias de transmissibilidade. A Anvisa decidiu suspender a testagem nas pessoas que não apresentam sintomas pós-covid”, esclareceu Vedovelli.

Nos casos em que o paciente teve Covid-19 e após certo tempo voltou a sentir os mesmos sintomas, Silvana diz que a recomendação é procurar novamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

“Por exemplo, se o paciente teve Covid e depois de um tempo voltou a apresentar sinais e sintomas, ele deve buscar uma UBS. Sobre reinfecção, nós temos um único caso sendo estudado no Brasil, pela USP, e a gente não tem maiores informações. Em Macapá não temos nenhum caso desse tipo sendo estudado”, orientou a coordenadora.

Recuperados
De acordo com Silvana Vedovelli, uma pessoa é considerada recuperada “após 14 dias de isolamento social, quando ela já passa do período de transmissão e continua sem sinais e sintomas”.

“Ela se recuperou da Covid, mas às vezes temos paciente que se mantém internado por um outro período de tempo por causa de outra complicação, mesmo recuperado da Covid. Mas os recuperados são esses que cumprem isolamento, passam os 14 dias, tomam as medicações. A gente faz todo o acompanhamento”, finalizou.


Deixe seu comentário


Publicidade