Cidades

Padre Aldenor promete maior aproximação com a comunidade acadêmica e transparência na gestão

Candidato a reitor defende realização de concurso público para o HU e Rádio Universitária e diz que a Unifap tem que ser um espaço de felicidade e realizações.


Candidato a reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), tendo como candidato a vice o poeta, escritor, radialista, jornalista, especialista em marketing político e propaganda eleitoral, arquiteto e urbanista Rostan Martins, o padre Aldenor Benjamim dos Santos promete maior aproximação com a comunidade acadêmica e diz que a universidade tem que ser um espaço de felicidade e realizações.

Graduado em teologia, filosofia, pedagogia e direito, com em filosofia e sociologia e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Gregoriana de Roma, o padre Aldenor concedeu entrevista exclusiva no final da tarde desta segunda-feira ao programa CaféComNotícia (DiárioFM 90,9). Ele se disse preparado para administrar a Unifap.


“Estamos fazendo uma campanha propositiva, não queremos atacar ninguém, simplesmente queremos o bem da unviersidade, que tem que ser um espaço de pensar, mas um lugar onde se se constrói a cidadania; a universidade também tem que ser um espaço da felicidade e realização. Tenho 20 anos de experiência de magistério superior, como também de administração paroquial, porque a paróquia é uma empresa como qualquer outra, com funcionários, construções e os desafios do dia a dia. Por isso colocamos o nosso nome, temos um grupo que nos apóia e temos possibilidade de vencer o pleito. E eu me sinto preparado para assumir a universidade”, afirmou.

Aldenor disse que defende e vai trabalhar na captação de recursos junto à iniciativa privada para que a Unifap não dependa apenas de recursos públicos: “Desde o ano retrasado temos tido cortes e queremos garantir que a Unifap não dependa só de recursos públicos, mas também de empresas que têm interesse em pesquisa. Nossas propostas nasceram a partir da base em encontros com grupos, estudantes e coordenadores de cursos, não de uma mente iluminada que diz vai ‘fazer isso aqui’. Fazer proposta é fácil, mas tem que ver como viabilizar. Por isso é importante escutar a base, como fizemos”.

Como escutamos a base, proposta é essa e é de lá que vamos busca recursos.

Para o padre Aldenor, é preciso ter cautela no que diz respeito à implantação de novos cursos. Ele explicou que a criação de um novo curso requer um profundo estado da realidade regional, com professores, técnicos e espaços físicos disponibilizados para que se garanta a sua qualidade.  “Para se criar um novo curso tem que ter responsabilidade, tem que ter o mínimo de estrutura, para evitar o que acontece em Oiapoque, onde foi criado o curso de enfermagem, mas lá não existe laboratório, e a prática é vital para o curso de enfermagem; a teoria faz parte, mas ao sair para o mercado de trabalho o conhecimento prático é indispensável”, opinou.

Hospital Universitário

Sobre o Hospital Universitário, padre Aldenor diz que sua conclusão se faz necessário porque vai contribuir muito para melhorar a área de saúde do estado. No entanto, ele defendeu que os futuros servidores sejam contratados através de concurso público, o que também deveria acontecer com outras instituições da Unifap, como a Rádio Universitária:

– É importante destacar que o Hospital Universitário é maior que a própria estrutura da Unifap. Sou favorável que não pare a construção, e para isso temos emendas de bancada que têm garantido essa estrutura. Mas é preciso fazer concursos públicos para o hospital, como também para a Rádio Universitária, porque afinal todos os profissionais, inclusive aqueles formados pela Unifap, esperam por isso.

Transparência na gestão de recursos

Questionado sobre o que avalia como o principal gargalo que terá que resolver tão logo assuma a reitoria, padre Aldenor respondeu que é a falta de transparência: “Nosso primeiro passo será trabalhar para dar transparência aos recursos da Unifap, porque falta mais transparência; a distribuição de recursos não pode ser aleatória, mas sim igualitária para os departamentos; é preciso democracia toda a realidade da universidade, dar mais espaço aos acadêmicos, porque hoje existe uma distância muito grande”.

O esporte também será priorizado pelo padre Aldenor, caso ele se eleja reitor: “O esporte vai ser priorizado por nós, mas é importante valorizar também iniciativas que a Unifap se torne protagonista, como acontece nos grandes centros, com times de futebol e vôley, como no Chile, por exemplo. Na proposta da nossa chapa temos esse percurso de criar estrutura, aproveitando que nós temos ginásio, campo de futebol e pista de atletismo”.

No final da entrevista o padre pediu votos à comunidade acadêmica: “Estamos debatendo com o propósito de buscar o melhor caminho para a nossa universidade; sabemos onde estamos e queremos descobrir aonde não queremos chegar, porque o queremos é construir uma universidade nova e que respeite adversidade. Aproveito para pedir que a comunidade acadêmica vote na nossa chapa, a chapa do padre Aldenor, a chapa 20. E se a pessoa não estuda na Unifap, mas tem amigos que estudam lá, peço que telefonem a eles e garantam esses votos”.


Deixe seu comentário


Publicidade