Cidades

Pais cobram presença de cuidadores nas escolas

Alunos autistas



 

Pais de alunos autistas estão cobrando a presença de cuidadores dentro das escolas municipais de Macapá, para o ano letivo de 2015. Os profissionais auxiliam o estudante na realização de atividades. Segundo os responsáveis, a não assistência pode prejudicar o processo de aprendizagem dos alunos autistas. A Secretaria de Educação (Semed) informou que o Município conta com cerca de 40 cuidadores e que a presença deles nas escolas é garantida de acordo com a solicitação dos diretores.

Segundo a chefe em exercício da divisão de educação especial da Semed, Sara Medeiros, o Município está enfrentando problemas em relação a contratação de cuidadores, porque, segundo ela, é uma profissão que ainda não está regulamentada por lei.

“A legislação não explica qual especialidade a pessoa precisa ter para exercer essa profissão. O Município tem tomado medidas para suprir essa carência, pois sabemos que 40 cuidadores não são suficientes para atender a uma enorme demanda de estudantes que precisam desse suporte especial”, admitiu.

Sara explica que nesse caso o corpo técnico das escolas faz uma avaliação para detectar se os estudantes necessitam integralmente da presença do profissional ou podem se adaptar normalmente na sala de aula.

“Não temos como ter um cuidador para cada aluno. Os pais precisam compreender que há casos em que realmente é necessário o aluno ter esse acompanhamento e em outras situações a escola dá esse suporte. O aluno precisa discernir, aprender, e a presença constante de um cuidador pode causar um efeito oposto e atrapalhar esse processo”, concluiu.


Deixe seu comentário


Publicidade